- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Acordo entre EUA, Japão e Filipinas mudará dinâmica na ASEAN e no mar do Sul da China', diz Manila

© AFP 2023 / Andrew Caballero-ReynoldsO presidente dos EUA, Joe Biden, fala à imprensa com o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida (R) e o presidente filipino Ferdinand Marcos Jr. (L) na Casa Branca em Washington, DC, 11 de abril de 2024
O presidente dos EUA, Joe Biden, fala à imprensa com o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida (R) e o presidente filipino Ferdinand Marcos Jr. (L) na Casa Branca em Washington, DC, 11 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2024
Nos siga no
O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr, fez o comentário em uma entrevista coletiva em Washington, um dia após se reunir com Joe Biden e Fumio Kishida naquela que foi a primeira cúpula trilateral entre os países.
Um acordo de cooperação entre as Filipinas, Estados Unidos e Japão mudará a dinâmica no mar do Sul da China e na região, disse na sexta-feira (12) o líder filipino, Ferdinand Marcos Jr.

"Acho que o acordo trilateral é extremamente importante [...] vai mudar a dinâmica, a dinâmica que vemos na região, na ASEAN, na Ásia e em torno do mar do Sul da China", afirmou o presidente, citado pela Reuters.

Na coletiva, os três líderes expressaram "sérias preocupações" sobre o "comportamento perigoso e agressivo" da China.
No entanto, Marcos disse que a cúpula "não foi contra nenhum país", mas centrou-se no aprofundamento das relações econômicas e de segurança entre Manila, Washington e Tóquio.
Marcos também expressou confiança de que cerca de US$ 100 bilhões (R$ 507 bilhões) em possíveis acordos de investimento, nos próximos cinco a dez anos a partir da cúpula, se concretizarão.

Enquanto estava em Washington, o presidente filipino também se reuniu com o secretário de Defesa, Lloyd Austin, que lhe garantiu o apoio contínuo. "Toda esta cooperação é crítica para a nossa segurança coletiva e prosperidade contínua em toda a região", afirmou o chefe da Defesa dos EUA.

O aprofundamento da disputa China-Filipinas coincide com um aumento nos compromissos de segurança com os Estados Unidos sob o comando de Marcos, incluindo a expansão do acesso dos EUA às bases filipinas, bem como com o Japão, que deverá assinar um pacto recíproco de tropas com Manila.
Navio da Guarda Costeira chinesa usa canhões de água e manobra de perto ao lado de um navio de reabastecimento filipino Unaizah May 4 ao se aproximar do atol Second Thomas Shoal, no disputado mar do Sul da China, em 23 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2024
Panorama internacional
Guarda Costeira chinesa expulsa navios das Filipinas em zona disputada do mar do Sul da China
Os navios filipinos e chineses tiveram uma série de desentendimentos no mês passado, que incluíram o uso de canhões de água e trocas verbais acaloradas.
Pequim convocou na quinta-feira (11) o embaixador de Manila no país e um funcionário da embaixada japonesa para se oporem ao que o seu Ministério das Relações Exteriores descreveu como "comentários negativos" contra a China.
Ontem (12), a Embaixada da China no Japão divulgou um comunicado reagindo aos comentários do premiê Fumio Kishida dizendo que a China "está fortemente insatisfeita" com tais declarações e que quaisquer "ações erradas" tomadas pelo seu vizinho asiático serão recebidas com "respostas chinesas resolutas e necessárias", conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала