- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA fingem 'proteção' às Filipinas, mas 'buscam liberdade para seus navios de guerra', diz China

© AFP 2023 / Mark SchiefelbeinBandeiras dos EUA e da China são vistas antes de uma reunião entre a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, na Diaoyutai State Guesthouse em Pequim, em 8 de julho de 2023
Bandeiras dos EUA e da China são vistas antes de uma reunião entre a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, na Diaoyutai State Guesthouse em Pequim, em 8 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2024
Nos siga no
Em meio às progressivas e intensas tensões entre China e Filipinas no mar do Sul da China, Pequim disse que Washington deve se abster de "provocar problemas" e mostrar sua verdadeira intenção ao defender Manila.
Na terça-feira (19), o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, ressaltou o "compromisso férreo" de Washington em ajudar a defender as Filipinas no caso de um ataque armado contra suas forças, depois que os confrontos entre as guardas costeiras chinesa e filipina se agravaram recentemente.

"Apoiamos as Filipinas e mantemos nossos firmes compromissos de defesa, inclusive no âmbito do Tratado de Defesa Mútua", disse Blinken em entrevista coletiva com o presidente Ferdinand Marcos Jr., segundo a AP News.

A Embaixada da China em Manila disse em um comunicado nesta quarta-feira (20) que as atividades chinesas no mar do Sul da China eram "legítimas e legais", acrescentando que as observações de Blinken "ignoram os fatos, acusam infundadamente a China".
BRP Gregorio del Pilar e BRP Jose Rizal, navios de guerra da Marinha das Filipinas, e USS Gabrielle Giffords, da Marinha dos EUA, conduzem manobras táticas no disputado mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 19.03.2024
Panorama internacional
EUA não têm o direito de interferir na questão do mar do Sul da China, diz Pequim
Pequim também disse que o secretário norte-americano voltou a "ameaçar a China com as chamadas obrigações do Tratado de Defesa Mútua EUA-Filipinas", às quais o governo chinês se opôs firmemente.

"Os EUA continuam a dizer que querem assegurar a liberdade de navegação no mar do Sul da China, mas na verdade querem garantir a liberdade de navegação dos navios de guerra dos EUA. O fato de os navios de guerra e aviões norte-americanos terem viajado milhares de quilômetros até a porta da China para ostentar seu poder e provocar problemas é uma atividade totalmente hegemônica", afirmou a embaixada chinesa, segundo a Reuters.

As Filipinas e os Estados Unidos estão vinculados por um Tratado de Defesa Mútua de 1951, pelo qual devem apoiar-se mutuamente em caso de ataque. O presidente filipino Ferdinand Marcos Jr. pressionou a Casa Branca no ano passado para deixar clara a extensão desse compromisso de segurança.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала