- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Tropas russas alcançam ponto de virada na direção de Donetsk, afirma conselheiro

© Sputnik / Sergei AverinMilitares da unidade voluntária Bars-13 passam por exercício de treinamento para a coesão de grupos de ataque em um campo de treinamento na República Popular de Donetsk, foto publicada em 5 de fevereiro de 2024
Militares da unidade voluntária Bars-13 passam por exercício de treinamento para a coesão de grupos de ataque em um campo de treinamento na República Popular de Donetsk, foto publicada em 5 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2024
Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia dominam totalmente a direção de Donetsk, disse à Sputnik Igor Kimakovsky, assessor do governador da República Popular de Donetsk.

"Superamos o adversário dezenas de vezes em certas armas. Estou otimista e posso afirmar que alcançamos um ponto de virada na direção de Donetsk. Isso é visível nos olhos dos nossos rapazes, ansiosos por chegarem às fronteiras constitucionais da República Popular de Donetsk", declarou Kimakovsky.

Segundo o assessor, os relatos diários são de avanços cada vez mais significativos. "Os relatórios já não falam de um avanço de centenas de metros, como no passado, mas sim de algum assentamento liberado em questão de um dia e de avanço de um quilômetro ou até mais em um setor bastante amplo da frente", disse Kimakovaki.
Soldados ucranianos cobrem os ouvidos para se protegerem do bombardeio de tanques russos em um abrigo na linha de frente na região de Zaporozhie. Ucrânia, 2 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2024
Panorama internacional
'Estamos ante possibilidade real da 3ª Guerra', diz analista sobre ataques de Kiev a usina nuclear

'Derrota final' da Ucrânia

Após o presidente Vladimir Zelensky revelar em uma entrevista ao jornal alemão Bild na última quarta-feira (10) que a Ucrânia elaborou um plano para uma nova contraofensiva, uma fonte de alto escalão do Ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta quinta (11) que a medida resultará na derrota final das Forças Armadas ucranianas.
Apesar do plano, Zelensky destacou a necessidade crítica de armas modernas e disse que não pretende negociar com o presidente Vladimir Putin.
A fonte do MD russo afirmou que a implementação do novo plano de Zelensky "terminará em completo desastre para a Ucrânia" e no "início do caminho para a paz nas condições russas".
Presidente ucraniano, Vladimir Zelensky durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Suíça, 16 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Panorama internacional
Aprovação de Zelensky cai na Ucrânia em meio a tendências autoritárias, diz mídia
O militar comentou ainda que o resultado da contraofensiva em 2023 foram as mais de 166 mil baixas, entre mortos e feridos, no Exército ucraniano.
A Rússia continua desde fevereiro de 2022 uma operação militar especial na Ucrânia, cujos objetivos, segundo o presidente Vladimir Putin, são proteger a população de "um genocídio pelo regime de Kiev", além de enfrentar os riscos à segurança nacional representados pelo avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para leste.
Em dezembro passado, Putin afirmou que a operação continuará até que a Rússia consiga a desnazificação, a desmilitarização e a neutralidade da Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала