- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Aprovação de Zelensky cai na Ucrânia em meio a tendências autoritárias, diz mídia

© AP Photo / Markus SchreiberPresidente ucraniano, Vladimir Zelensky durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Suíça, 16 de janeiro de 2024
Presidente ucraniano, Vladimir Zelensky durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Suíça, 16 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Nos siga no
A popularidade do mandatário ucraniano caiu em meio à sua continuação no poder, e seu mandato está chegando ao fim, indica mídia alemã.
Os índices de aprovação do presidente ucraniano Vladimir Zelensky caíram para 61%, devido às tendências autoritárias de seu governo, em comparação aos 80% antes do início da operação especial russa, informou no sábado (6) o jornal alemão Der Tagesspiegel.
O jornal destaca, citando especialistas, que Zelensky havia prometido a paz, a erradicação da corrupção e sua aposentadoria da política após somente um mandato. Entretanto, são promessas que, após cinco anos, ainda não foram cumpridas.
Cadetes do Batalhão Azov (organização nazista terrorista, proibida na Rússia) destacados na zona de conflito no sudeste da Ucrânia, 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Panorama internacional
Oficiais de recrutamento ucranianos assediam jovem de 14 anos ante pressão para aumentar mobilização
Nesse sentido, o Der Tagesspiegel nota que os "mecanismos de controle" do governo ucraniano estão enfraquecendo e que os habitantes do país "reclamam ante o fortalecimento das tendências autoritárias na administração presidencial".

"O presidente agora está tentando se libertar, realizando uma grande reformulação de pessoal em muitos cargos sêniores", disse Gerhard Mangott, especialista sobre o Leste Europeu da Universidade de Innsbruck, Áustria.

Stefan Meister, seu colega do Conselho Alemão de Relações Exteriores (DGAP, na sigla em alemão), afirmou que "quanto mais crítica se torna a situação na guerra, maior é a pressão sobre Zelensky", que "tenta remover possíveis rivais para que não representem uma ameaça política para ele". Um dos exemplos mais notórios, na sua opinião, é a demissão, em fevereiro, do comandante-geral Valery Zaluzhny que, de acordo com o especialista, "continua mais popular do que o presidente".
A posse de Zelensky ocorreu em 20 de maio de 2019, o que significa que o seu mandato deve terminar em maio deste ano.
No entanto, o governo atual insiste que o país está vivendo "uma realidade de guerra" e que é "tecnicamente impossível organizar uma votação adequada".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала