- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Ministra das Relações Exteriores da Argentina vem ao Brasil em 1ª agenda entre governo Milei e Lula

© Foto / Reprodução / Redes sociaisEm visita-relâmpago, a então futura ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, se encontrou com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira
Em visita-relâmpago, a então futura ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, se encontrou com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2024
Nos siga no
Após quase cinco meses do início do governo do presidente Javier Milei, a Argentina terá a primeira agenda com o Brasil, na próxima segunda-feira (15). Na ocasião, a ministra das Relações Exteriores Diana Mondino estará em Brasília para encontro com o homólogo Mauro Vieira, no Palácio Itamaraty.
Mondino chegará ao país ainda no domingo (14), e a agenda também inclui um encontro com empresários em São Paulo. A medida é levada a cabo em meio a uma tentativa de aproximação entre os governos Lula e Milei após um início conturbado, por conta dos ataques do presidente argentino durante as eleições no país, que tem no Brasil o seu principal parceiro comercial.
Em fevereiro, Mondino esteve no Rio de Janeiro para o encontro de chanceleres do G20, quando se encontrou com Vieira, mas na época o objetivo era representar o país na reunião de ministros.
Além de abordarem temas da América Latina, o encontro deve contar com assuntos gerais da relação entre os dois países e eleições na Venezuela, além da crise diplomática entre México e Equador e interesses do Mercosul.
O governo Lula chegou a enviar uma comitiva com representantes técnicos a Buenos Aires para discutirem uma possível parceria na área da segurança pública e combate ao narcotráfico. Na ocasião, o grupo foi liderado pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos.
Os presidentes Javier Milei (Argentina) e Gustavo Petro (Colômbia), respectivamente - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2024
Panorama internacional
O único objetivo de Milei é 'destruir' a 'integração latino-americana', diz presidente da Colômbia

Argentina e o afastamento das relações com a América Latina

Nos últimos meses, as relações entre a Argentina e a América Latina foram marcadas por tensões e afastamento. No fim de março, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, chegou a acusar Milei de ter planos de destruir o projeto de integração latino-americana, principalmente depois que as relações diplomáticas entre as duas nações ficaram tensas devido às divergências entre as lideranças.
Desde a sua posse, Milei parece estar, pelo que apontaram especialistas em diversas análises trazidas pela Sputnik Brasil, fazendo um jogo de comportamento "vira-latista", seguindo uma lógica de domínio aplaudida apenas pelos Estados Unidos.
Entre as situações criadas pelo presidente argentino, estão as proibições e cobranças indevidas de alunos brasileiros que cursam medicina no país e até um possível envio de recursos pela Argentina à Ucrânia, feito inédito entre os países latino-americanos. Outros gestos que vão nesse sentido são "apoiar" decisões de Israel na Faixa de Gaza e fazer viagens que o liguem aos interesses dos Estados Unidos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала