- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: PF tem indícios de que Bolsonaro recebeu dossiês da 'Abin paralela' diretamente no Planalto

© AFP 2023 / Nelson AlmeidaO presidente e candidato presidencial brasileiro Jair Bolsonaro (R) fala com seu filho Carlos Bolsonaro (E) durante um debate presidencial televisionado em São Paulo, Brasil (foto de arquivo)
O presidente e candidato presidencial brasileiro Jair Bolsonaro (R) fala com seu filho Carlos Bolsonaro (E) durante um debate presidencial televisionado em São Paulo, Brasil (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2024
Nos siga no
As provas apresentadas consistem documentos elaborados na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sob a gestão do ex-diretor, Alexandre Ramagem, e que chegavam a um dos prédios dos Três Poderes durante a gestão Bolsonaro.
A Polícia Federal (PF) diz ter indícios de que o ex-presidente Jair Bolsonaro seria um dos beneficiados ao acesso de informações provenientes do esquema de espionagem ilegal da chamada "Abin paralela", de acordo com uma reportagem do UOL.
Segundo investigação da PF, dossiês e documentos elaborados na agência de inteligência eram impressos e entregues diretamente no Palácio do Planalto durante o governo Bolsonaro, entre 2019 e 2022.
A mídia afirma que esses elementos foram apresentados à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) e serão aprofundados nas próximas diligências, a partir das novas provas colhidas nas buscas contra Ramagem e contra Carlos Bolsonaro, vereador e filho do ex-presidente.
Essas informações se somam às provas apuradas em um inquérito anterior, sobre as interferências indevidas de Bolsonaro na Polícia Federal durante seu período como presidente da República.
Augusto Heleno, então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2024
Notícias do Brasil
Espionagem ilegal na Abin: PF intima general Heleno a depor
O portal disse que procurou a defesa de Jair Bolsonaro, mas ela não se manifestou sobre o assunto. De acordo com a revista Veja, o ex-mandatário, em conversas recentes com aliados, diz que, por mais que a Polícia Federal procure, "não há bala de prata" contra ele no STF.
Sobre seu filho, Carlos, que recebeu uma operação de busca e apreensão em seu gabinete no Rio de Janeiro, algo chamou atenção dos investigadores: um dos nove computadores apreendidos estava identificado como "computador guardião" e trazia um alerta para não ser conectado à Internet.
A PF acredita que o "computador guardião" tem o potencial de ser um local de armazenamento de dados sigilosos e pode ter papel fundamental para esclarecer o envolvimento de Carlos na chamada "Abin paralela", relata a coluna de Bela Mengale em O Globo.
Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2024
Notícias do Brasil
Abin pode ter espionado ministros do STF e adversários políticos do governo Bolsonaro, diz PF
A PF estima que aproximadamente 30 mil cidadãos brasileiros foram alvo de monitoramento ilegal pela Abin, de acordo com Andrei Passos, diretor-geral do órgão.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала