- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Petro e Maduro apelam para 'aprofundar integração' e enfatizam necessidade de preservar paz regional

© AP Photo / Ariana CubillosO presidente da Colômbia, Gustavo Petro, aperta a mão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em Caracas, em 1º de novembro de 2022
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, aperta a mão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em Caracas, em 1º de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.04.2024
Nos siga no
Os presidentes da Venezuela e Colômbia, Nicolás Maduro e Gustavo Petro, reuniram-se nesta terça-feira (9) em Caracas para discutir vários assuntos de interesse bilateral e regional.
No Palácio de Miraflores, em Caracas, Nicolás Maduro recebeu o seu homólogo colombiano Gustavo Petro. Durante a reunião, os líderes abordaram diversos temas de interesse dos dois países e trataram de pontos da agenda regional.
Além disso, debateram projetos de energia, gás, petróleo, segurança fronteiriça, aumento do comércio bilateral e importância da paz regional.
Sobre o último quesito, Maduro inclusive ressaltou que durante o encontro ambos concordaram sobre a necessidade de preservar a paz na região.

"Devemos aprofundar os passos da integração e para além disso, como discutimos sobre a união, tivemos também uma visão comum sobre os conflitos que existem no continente [...], e a necessidade de preservar, com bons esforços conjuntos, a paz em nossa região, na América do Sul", informou Maduro em transmissão do canal de TV estatal venezuelano.

Mapa da América Latina (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Panorama internacional
América Latina, mais desunida do que nunca no século XXI?
Gustavo Petro também falou sobre a paz política na Venezuela e no continente, afirmando que a Colômbia pode ajudar neste compromisso.
"A Venezuela pode nos ajudar muito na questão dos conflitos armados e a Colômbia pode ajudar muito na paz política, na estabilidade política que propusemos que pode ser alcançada em toda a América do Sul", disse ao final do encontro.
A visita de Petro a Caracas ocorreu dias após o presidente colombiano questionar aspectos do atual processo eleitoral venezuelano, o que gerou uma forte resposta do governo de Maduro.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала