- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Autoridades dos EUA vão à Colômbia e instam Petro a se envolver com oposição venezuelana

© AFP 2023 / Adalberto RoqueO presidente colombiano, Gustavo Petro (E), conversa com seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, durante a foto de família na cúpula do G77 + China no Palácio de Convenções em Havana, em 15 de setembro de 2023
O presidente colombiano, Gustavo Petro (E), conversa com seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, durante a foto de família na cúpula do G77 + China no Palácio de Convenções em Havana, em 15 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2024
Nos siga no
Em meio a embates entre Washington e Caracas sobre as eleições presidenciais venezuelanas deste ano, altos funcionários do governo Biden instaram o presidente colombiano a interagir com a oposição da Venezuela.
Após se reunir com o presidente Gustavo Petro na segunda-feira (5), o diretor sênior do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos para o Hemisfério Ocidental, Juan González, disse que a Colômbia pode desempenhar um papel importante na defesa de eleições competitivas e inclusivas.

"A Colômbia pode servir como uma ponte importante, não apenas na construção do diálogo entre a oposição e o chavismo, mas também, francamente, entre nós e a Venezuela", acrescentou González, citado pela agência Bloomberg.

Petro emergiu como um importante aliado de Nicolás Maduro desde que assumiu o cargo em 2022, assim que começou seu governo, assinou com Caracas a abertura das fronteiras entre as duas nações fechadas desde 2015.
González e o vice-conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jon Finer, reuniram-se com Petro em Bogotá para discutir a situação em seu país vizinho, migração, entre outros temas.
Segundo a mídia, a administração Biden está exortando os vizinhos da Venezuela a construírem pontes entre o presidente Maduro e a oposição do país, após a candidata María Corina Machado ter sido proibida de concorrer às eleições deste ano.
No final de janeiro, Washington restabeleceu as sanções ao setor do ouro venezuelano e disse que permitiria que uma suspensão de seis meses das sanções ao setor do petróleo e do gás expirasse em abril se os candidatos da oposição continuassem impedidos de concorrer às eleições presidenciais deste ano.
Bandeira venezuelana hasteada fora da Suprema Corte da Venezuela, em Caracas, em 22 de janeiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2024
Panorama internacional
Caracas pede aos EUA que deixem a Venezuela resolver seus problemas internos por vias democráticas
Na semana passada, Maduro disse que os EUA estavam espionando Caracas a partir da Colômbia, onde estão "comprando mercenários que conhecem os segredos dos nossos sistemas de armas para ver como neutralizá-los", afirmou o presidente, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала