- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Decisão dos EUA de colocar sistema de mísseis de médio alcance na Ásia-Pacífico preocupa Moscou

© AP Photo / Aaron FavilaUm sistema de foguetes de artilharia de alta mobilidade M142 dos EUA (Himars) dispara um míssil durante exercício militar conjunto chamado Balikatan, na província de Zambales, norte das Filipinas, 26 de abril de 2023
Um sistema de foguetes de artilharia de alta mobilidade M142 dos EUA (Himars) dispara um míssil durante exercício militar conjunto chamado Balikatan, na província de Zambales, norte das Filipinas, 26 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2024
Nos siga no
A Rússia está preocupada de que a decisão dos EUA de instalar mísseis de médio alcance na região da Ásia-Pacífico seja irreversível, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, nesta quinta-feira (11).
Na quarta-feira (10), um porta-voz do Exército dos EUA no Pacífico disse à Sputnik que os Estados Unidos estão no caminho certo para implantar um sistema de mísseis de médio alcance na Ásia-Pacífico até o final deste ano.
"Penso que a determinação dos EUA em adquirir esse potencial e utilizá-lo no âmbito do conceito de dupla dissuasão é irreversível", disse Ryabkov aos jornalistas.
Moscou gostaria de não ver mais nenhum aumento das capacidades que os Estados Unidos construíram persistentemente nos últimos anos em uma área que foi anteriormente regulamentada pelo Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, disse o diplomata.

"Como foi recentemente discutido durante a visita do ministro das Relações Exteriores russo [Sergei Lavrov] a Pequim, devemos responder à dupla contenção com dupla contração. Um dos pontos dessa contração será, sem dúvida, uma revisão da nossa abordagem à moratória unilateral sobre a implantação de tais sistemas anunciada em 2018 pelo nosso presidente [Vladimir Putin]", disse Ryabkov.

Em 2018, Moscou disse que "a implantação de armas de médio e curto alcance fabricadas nos EUA em qualquer região do mundo levará a medidas correspondentes por parte [da Rússia]", lembrou o diplomata.
Quando questionado se a implantação de mísseis semelhantes dos EUA no seu território na ilha de Guam seria uma razão para a Rússia rever a sua moratória unilateral, Ryabkov respondeu afirmativamente.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала