- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lavrov: EUA e seus aliados tentam minar arquitetura de segurança na região da Ásia-Pacífico

© Sputnik / Ministério das Relações Exteriores da RússiaSergei Lavrov, chanceler russo, em coletiva após reunião com seu homólogo chinês, Wang Yi, em Pequim. China, 9 de abril de 2024
Sergei Lavrov, chanceler russo, em coletiva após reunião com seu homólogo chinês, Wang Yi, em Pequim. China, 9 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.04.2024
Nos siga no
Em coletiva em Pequim, o chanceler russo, Sergei Lavrov, falou sobre a necessidade de garantir a estabilidade e a segurança na região.
Em coletiva dada nesta terça-feira (9), no âmbito da visita à China, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, falou sobre a necessidade de combater as tentativas dos Estados Unidos de minar a segurança na região da Ásia-Pacífico.
O chanceler alertou que Washington continua com uma agenda de criar alianças politicas e militares na região da Ásia-Pacífico. Diante disso, ele alertou sobre a necessidade de assegurar a estabilidade na região.

"Temos falado muito sobre a necessidade de garantir a segurança e a estabilidade na região da Ásia-Pacífico, onde os EUA continuam a perseguir uma política de alianças militares e políticas privadas com membros limitados que são claramente dirigidas contra a China e a Rússia e que, entre outras coisas, visam destruir a arquitetura de segurança que se desenvolveu com base na Associação de Nações do Sudeste Asiático [ASEAN]."

"Enfrentamos a tarefa de construir a segurança da Eurásia. O presidente [Vladimir] Putin mencionou isso no seu discurso na Assembleia Federal. Juntamente com os nossos amigos chineses, concordamos em iniciar um diálogo sobre essa questão com a participação de nossos aliados", acrescentou o chanceler.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, apertam as mãos durante sua reunião à margem da cúpula dos líderes do G20 em Bali, Indonésia, 15 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Panorama internacional
Visita de Lavrov à China fortalecerá ainda mais a relação com a Rússia 'apesar da pressão dos EUA'
Lavrov afirmou que esse diálogo entre Moscou e Pequim tem desagradado os EUA e seus aliados. "Por isso eles estão promovendo na região suas abordagens baseadas em blocos, enfatizando particularmente a necessidade de a Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN] entrar na região."
Nesta terça-feira, Lavrov se reuniu com o presidente chinês, Xi Jinping. Na reunião, o presidente chinês reforçou a disposição de Pequim para fortalecer a cooperação com a Rússia nas organizações multilaterais, a exemplo do BRICS e da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), estabelecendo o fortalecimento de um diálogo de alto nível entre os países.
Durante o encontro, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou que uma visita do presidente chinês à Rússia, para um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, deve ocorrer ainda este ano.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала