- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente da Sérvia a Macron: Kosovo não cumpriu nenhum ponto dos acordos de Ohrid e Bruxelas

© Sputnik / Stringer / Acessar o banco de imagensO presidente sérvio, Aleksandar Vucic, participa da reunião da comunidade política europeia em Praga, República Tcheca
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, participa da reunião da comunidade política europeia em Praga, República Tcheca - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Nos siga no
O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, respondeu ao presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, que Kosovo não fez nada e não cumpriu nenhum dos pontos dos acordos de Bruxelas e Ohrid.
Durante uma coletiva de imprensa conjunta em Paris, Vucic disse que nesta noite gostaria de falar com Macron sobre o Conselho da Europa, que contará com uma efeméride no território francês para lembrar do 75º aniversário da fundação do Conselho.

"Você disse que ambos os lados fizeram algo. Se você não tivesse mencionado isso, eu não teria falado sobre isso. Um lado não fez nada dos pontos do acordo de Bruxelas e Orhid", disse Vucic.

A resposta do presidente sérvio veio após Macron saudar gestos de ambos os lados em prol do cumprimento do acordo.
Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia, passa em revista à guarda de honra durante cerimônia de boas-vindas no quartel do Exército do país, em Belgrado, em 30 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2024
Panorama internacional
Sérvia não se submeteu aos fascistas, à OTAN, e não impõe sanções à Rússia, diz ex-ministro sérvio
"Em relação ao Acordo de Ohrid, a Sérvia já cumpriu três coisas, embora não tenha que fazer nenhuma delas. Houve um acordo e todos discutimos que, antes de mais nada, a Comunidade dos Municípios Sérvios [ZSO, na sigla em sérvio] deveria ser cumprida, mas não foi movida do impasse, e a Sérvia é composta por bilhetes de identidade, matrículas, os chamados selos alfandegários. Ela cumpriu tudo isso", disse Vucic.
Macron, por sua vez, contemporizou e disse que entende a dificuldade das relações, mas acredita que as lideranças têm coragem para semear a paz na região.

"Estou ciente do quão difíceis são esses compromissos, mas também possíveis para os líderes que têm a coragem e a visão de aceitá-los e colher os frutos da paz e, assim, contribuir para a estabilização da região", disse o presidente francês.

O presidente da Sérvia está na França a convite de Macron. Os dois se encontraram para uma reunião nesta segunda-feira (8), no Palácio do Eliseu.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала