- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Vucic em Paris: aquisição de caças Rafale 'significaria uma enorme força para a Sérvia'

© AP Photo / Darko VojinovicO presidente sérvio, Aleksandar Vucic, fala durante uma entrevista coletiva após conversas com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em Belgrado. Sérvia, 1º de setembro de 2022
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, fala durante uma entrevista coletiva após conversas com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em Belgrado. Sérvia, 1º de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Nos siga no
O presidente da Sérvia se reuniu hoje (8) em Paris com representantes da empresa francesa Dasso, com quem discutiu a indústria e a compra de 12 caças franceses Rafale.

"Isso significaria uma enorme força para a Sérvia e seria uma notícia excepcional", disse Vucic.

Ele afirmou ainda que uma reunião com a companhia de energia elétrica francesa EDF foi realizada, tendo sido abordada a melhoria da cooperação no setor energético, desde indústrias hidrelétricas a nucleares.

"Se produzirmos 38 Terawatts-hora hoje, dentro de alguns anos precisaremos de mais de 100, e não temos potencial para isso. Hoje temos que nos preocupar em como teremos eletricidade, porque as empresas e as indústrias sérvias estão crescendo, e é por isso que é importante garantir um abastecimento estável. Assinaremos um memorando de cooperação com a EDF", explicou Vucic.

O presidente da Sérvia também espera reuniões no Senado francês e conversas importantes com representantes de todos os partidos políticos.

"Esta noite teremos reuniões bilaterais de delegações, um jantar formal e depois [Emmanuel] Macron e eu teremos conversas particulares", disse Vucic.

Vucic disse que quer ouvir o que Macron dirá como anfitrião e líder de um país muito maior e um dos líderes mais importantes do mundo na avaliação do sérvio.

"Também temos tópicos sobre relações bilaterais, como vamos resolver algumas relações com determinados bancos, como resolver a questão da gestão de projetos e purificação de água no nosso país", respondeu Vucic sobre o que irá discutir com Macron esta noite.

Anteriormente, o presidente salientou que a Sérvia recebeu "muito dinheiro" para projetos de tratamento de águas residuais, mas que ainda não foram utilizados. "É por isso que precisamos de cooperação de parceiros franceses que sabem como gerir esses projetos", lembrou.
Vucic sublinhou que essa cooperação também se aplica à manutenção do metrô de Belgrado depois de construído, que terá a primeira linha já em 2028.
"Estamos conversando com eles para fazer um contrato e treinar nosso pessoal para operar o metrô com sucesso, para contratar a operadora do metrô de Paris. Temos muito mais ideias e coisas desse tipo", ressaltou o mandatário sérvio.
Segundo Vucic, cientistas sérvios que se debruçam sobre assuntos como energia nuclear e estão na França participaram das conversas com a indústria elétrica francesa. "Nós os convidaremos a voltar e ajudar a Sérvia", comentou Vucic sobre os pesquisadores.
"Terei todo o prazer em convidá-los e proporcionar condições para que esses especialistas regressem e tragam essas capacidades de volta ao país", disse. Ele afirmou também que todos que quiserem desenvolver a produção de veículos elétricos, inteligência artificial e similares precisarão de muita eletricidade.
Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na cabine do novo caça de quinta geração do país KAAN - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2024
Panorama internacional
'Superiores aos Rafale e Eurofighter': Força Aérea turca receberá 20 caças de 5ª geração até 2028
Vucic está na França a convite do presidente francês Emmanuel Macron. Na noite desta segunda-feira (8), em frente ao Palácio do Eliseu, será realizada uma recepção formal com as mais altas honras de Estado ao presidente da Sérvia.
Está previsto que os dois líderes falem publicamente em uma coletiva no Palácio do Eliseu, seguida de um jantar de gala que Macron está organizando para o presidente Vucic.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала