- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Por 11 × 0: STF decide, por unanimidade, que Forças Armadas não são 'Poder Moderador'

© Folhapress / Fotoarena / Ton MolinaInterior do Supremo Tribunal Federal (STF) destruído por manifestantes bolsonaristas em meio à invasão da Praça dos Três Poderes e de prédios públicos. Brasília (DF), 8 de janeiro de 2023
Interior do Supremo Tribunal Federal (STF) destruído por manifestantes bolsonaristas em meio à invasão da Praça dos Três Poderes e de prédios públicos. Brasília (DF), 8 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Nos siga no
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) chegaram à conclusão de que as Forças Armadas não possuem poder moderador.
Por 11 votos a 0, os ministros esclareceram que a Constituição brasileira não concede às Forças Armadas o papel "moderador" — refutando a tese alardeada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que embasaria a tentativa frustrada de golpe pela qual é investigado.
Tropas israelenses movem-se por área ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza e o sul de Israel, em 4 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2024
Panorama internacional
Analista: mesmo com Biden ameaçando Netanyahu, EUA sabem ficar em silêncio sobre violações de Israel
O argumento teria sido usado para justificar uma eventual intervenção militar em caso de conflito entre os três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

O relator do caso, ministro Luiz Fux, pontuou que "a missão institucional das Forças Armadas na defesa da pátria, na garantia dos Poderes constitucionais e na garantia da lei e da ordem não acomoda o exercício de Poder Moderador entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário".

Em junho de 2020, Fux concedeu liminar para confirmar que o artigo 142 não autoriza intervenção das Forças Armadas nos Três Poderes.
Segundo o texto do dispositivo, os militares estão sob autoridade do presidente da República e se destinam à defesa da pátria e à garantia dos Poderes constitucionais.
Elon Musk em entrevista coletiva após um voo de teste do foguete Falcon 9, em Cabo Canaveral, na Flórida. EUA, 28 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2024
Notícias do Brasil
Moraes inclui Elon Musk como investigado em inquérito das milícias digitais
Segundo o ministro, o poder das Forças Armadas é limitado e exclui qualquer interpretação que permita a intromissão no funcionamento dos Poderes, não podendo ser usado pelo presidente da República contra nenhum deles.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала