- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Politização das Forças Armadas é 'página virada', diz presidente do STF

CC BY-SA 2.0 / Carlos Moura / SCO / STF / Luís Roberto Barroso em coletiva a jornalistas, em Brasília (DF). Brasil, 4 de outubro de 2023
Luís Roberto Barroso em coletiva a jornalistas, em Brasília (DF). Brasil, 4 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2024
Nos siga no
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou neste sábado (6) que a politização das Forças Armadas está superada, e a sociedade precisa "virar as páginas". As declarações foram feitas no evento Brazil Conference, na universidade de Harvard e no MIT [Instituto de Tecnologia de Massachusetts], nos Estados Unidos.
Em coletiva de imprensa, Barroso comentou que as Forças Armadas do Brasil tiveram "comportamento exemplar" nos 35 anos de vigência da Constituição, porém que em alguns momentos dos últimos anos houve "politização indesejada e incompatível com a Constituição".

"Acho que isso já está superado e a gente na vida deve saber virar as páginas". Sobre o julgamento em curso na corte a respeito da tese de poder moderador das Forças Armadas, ele disse que a instituição não exerce esse papel e que não há possibilidade de intervenção militar.

Barroso foi um dos ministros que defendeu delimitar a interpretação da Constituição e da lei que disciplina as Forças Armadas para esclarecer que elas não permitem a intervenção do Exército sobre os demais Poderes.
Ele reafirmou que não existe poder moderador em uma democracia, nem o Judiciário é poder moderador.
"O que o Supremo está chancelando é o que sempre foi a compreensão adequada da Constituição", disse ele.
Submarino Tonelero (S42) é batizado pela primeira-dama, Janja da Silva, em 27 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2024
Notícias do Brasil
Lula: 'País do tamanho do Brasil precisa de Forças Armadas altamente qualificadas' (VÍDEOS; FOTOS)
Segundo ele, a Corte tem o papel de se posicionar sobre uma série de questões divisivas da sociedade brasileira e, nesse processo, sempre desagrada alguém.
"Por isso, não se pode mensurar a relevância da Corte de Justiça por pesquisas de opinião, porque precisamos frustrar pessoas", concluiu.
Barroso comentou ainda que o 8 de janeiro e as investigações sobre os atos mostraram que o país esteve muito próximo de um golpe: "Eu diria que nós estivemos mais perto do colapso do que havíamos antecipado."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала