- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Crime no Brasil não deve ser 'atividade compensadora', diz secretário nacional de Segurança (VÍDEOS)

© Sputnik / Guilherme CorreiaSecretário nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, em 2 de abril de 2024
Secretário nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, em 2 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Nos siga no
Especiais
O secretário nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, afirmou que o crime no Brasil não deve ser uma "atividade compensadora". A fala foi feita durante o evento LAAD Security & Defense nesta terça-feira (2), com o intuito de apontar para a redução de índices de criminalidade no país.
"[É preciso] fazer com que o crime não seja uma atividade compensadora. E isso ocorre quando as leis são rígidas o suficiente para ele. E não é isso efetivamente que nos preocupa, mas também o crime tem de ser uma atividade de risco. Se cometer o crime, que a pena seja muito grande. O risco de um criminoso ser preso é muito pequeno. Então se torna uma atividade compensadora nesse aspecto. […] o nosso trabalho tem de ser fomentar uma política que traga condições, seja para a Polícia Militar, seja para que a Polícia Civil possa entender quais são os fluxos que esses crimes têm", afirmou.
Segundo ele, a desigualdade social está relacionada à segurança pública e, para ampliar a proteção da sociedade como um todo, é preciso repensar as estruturas desiguais do Brasil.
Além disso, ele ressaltou que apesar de o tema ser uma demanda estadual, é preciso haver participação por parte do ente federal. "É função do governo federal formular políticas."

"Nós só vamos defender a criminalidade organizada se todas as nossas agências se despirem de […] vaidades e trabalharmos de forma absolutamente organizada."

Domingos Brazão e seu irmão, Chiquinho Brazão, presos por suspeita de envolvimento no assassinato de Marielle Franco - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2024
Notícias do Brasil
Caso Marielle: filho de Domingos Brazão diz que 'não há provas' contra pai e tio pelo assassinato
Ele afirmou que o crime organizado não é pauta somente do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e dos ministérios públicos, mas também das polícias Civil e Militar, bem como da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Receita Federal.
"Não podemos combater o crime se não olharmos para a lavagem de dinheiro."
Sarrubbo ainda ressaltou a importância do uso de câmeras nos fardamentos policiais ao redor do Brasil como forma de melhorar a produtividade contra a criminalidade, além de proteger os próprios agentes de segurança pública.

"A ditadura acabou. Hoje vivemos numa democracia e [em] um sistema de justiça forte que respeita os direitos humanos. E hoje é a nossa premissa, do Estado Democrático de Direito."

O secretário disse que é preciso cuidar da lavagem de dinheiro, feita muitas vezes por fintechs brasileiras, e com o apoio das próprias corporações.

"Temos, sim, que combater a corrupção de agentes públicos. Eles estão [a corrupção e o crime organizado] intimamente ligados. Não há crime organizado sem a participação de agentes públicos", concluiu.

Já o secretário de Produtos de Defesa, do Ministério da Defesa, Rui Chagas Mesquita, afirmou que a produção militar mundial tem relação com o cenário geopolítico vigente.
Ele exemplificou que, desde o início do conflito na Ucrânia, houve aumento na exportação.

"Os fatores políticos e geopolíticos estão impactando no processo [de produção militar]."

Mesquita também defendeu que a atual gestão federal pretende ampliar a autonomia e a soberania, a fim de fazer o mínimo para a defesa do Estado.
O secretário exemplificou que nações como China e Rússia têm produto interno bruto (PIB) forte muito em detrimento da exportação de equipamentos militares.
"Não podemos depender do exterior, de forças externas para produzir o mínimo da nossa defesa."
Mutirão carcerário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Junho de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2024
Notícias do Brasil
Privatização de prisões avança no Brasil com incentivo do governo: quem ganha com isso? (VÍDEO)
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала