- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

O que mostrou o encontro entre Vucic e Macron? Diplomata sérvio aponta desacordo sobre o Kosovo

© AP Photo / Darko VojinovicO presidente sérvio, Aleksandar Vucic, discursa à nação em entrevista coletiva em Belgrado. Sérvia, 6 de maio de 2022
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, discursa à nação em entrevista coletiva em Belgrado. Sérvia, 6 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Nos siga no
A magnífica recepção do presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, em Paris, dada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, durante a visita oficial do sérvio à França, foi ofuscada pelo desacordo entre os dois líderes sobre a questão do Kosovo, expressa na coletiva de imprensa conjunta.
Embora ambos concordassem que a União Europeia (UE) é uma zona de interesse comum, o presidente sérvio não gostou da forma como Macron falou sobre Kosovo e Metohija, ou seja, que ambos os lados, Belgrado e Pristina, esforçam-se igualmente.
O presidente sérvio não concordou, destacando que o Kosovo não cumpriu tudo, desde os acordos de Bruxelas e Ohrid, citando as eleições no Norte, a expropriação de terras sérvias, a presença da polícia do Kosovo, e até mesmo o fuzilamento de crianças sérvias.

A posição da Sérvia claramente declarada

O diplomata e ex-embaixador Branko Brankovic disse à Sputnik que o presidente sérvio agiu de forma correta e moderada, mas com uma atitude clara de que não concorda com Macron no que diz respeito ao Kosovo e a Metohija.

"Vucic foi certamente muito detalhista em sua conversa privada com Macron, mas é importante que tenha deixado claro na coletiva de imprensa que a Sérvia mantém a posição de que o Kosovo não é um Estado e o que os Estados da UE fazem a maior hipocrisia", destaca o diplomata.

Segundo o antigo embaixador, ao colocar a Sérvia como um Estado soberano e o Kosovo como um protetorado no mesmo nível, Macron demonstrou que sua visão sobre o assunto não mudará.
Por outro lado, observa Brankovic, eles estão cientes de que a UE não pode estar completa sem a Sérvia, mas a Sérvia nos seus termos. Portanto, fala-se muito sobre isso, porque teriam muitos problemas se a Sérvia virasse as costas para a UE.

"Acontece que, de fato, a França não se desvia das posições da Europa e, sobretudo, das posições do Ocidente, ou seja, do famoso trio dos EUA, Reino Unido e Alemanha em relação à posição da Sérvia neste momento. Portanto, para a posição internacional da Sérvia e para todo o resto ligado à cooperação futura relacionada à adesão da Sérvia à UE", acrescentou Brankovic.

Em outras palavras, para o diplomata, a situação mostrou que Macron se manteve numa posição já conhecida: Kosovo independente, e esqueçamos a cooperação com a Rússia.
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, participa da reunião da comunidade política europeia em Praga, República Tcheca - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Panorama internacional
Presidente da Sérvia a Macron: Kosovo não cumpriu nenhum ponto dos acordos de Ohrid e Bruxelas

Desespero do Ocidente

"Em toda essa questão, vejo desespero por parte do Ocidente, porque eles têm de nos pressionar, uma vez que desperdiçaram todos os trunfos que tinham em relação à Ucrânia, e a própria existência do pacto da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] ficou muito abalado", disse o diplomata.

De acordo com Brankovic, "isso significa que a União Europeia deve pensar seriamente sobre o que fazer, pois o que investiram na Ucrânia foi em vão porque a Rússia está ganhando lá, independentemente das palavras de Macron de que a Rússia não deve vencer".
Entretanto, conforme continuou, "sem saber como sair da Ucrânia e salvar a face, Macron e os outros estão tentando usar o que está relacionado com o Kosovo para nos forçar a tomar alguma medida, o que lhes daria justificativa para o bombardeamento na Iugoslávia pela OTAN e, agora, para a Ucrânia", concluiu o diplomata.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала