- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

De olho na América Latina: cooperação Brasil-Rússia no setor nuclear é exemplar, diz Rosatom (VÍDEO)

© flickr.com / Ministério de Minas e Energia / Saulo CruzUsinas nucleares de Angra dos Reis (RJ), Angra 1, Angra 2 e Angra 3 (em construção), em 26 de fevereiro de 2018
Usinas nucleares de Angra dos Reis (RJ), Angra 1, Angra 2 e Angra 3 (em construção), em 26 de fevereiro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Nos siga no
Especiais
Em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil, Ivan Dybov, presidente da Rosatom para o Brasil e a América Latina, destacou as sólidas parcerias existentes e as perspectivas empolgantes de cooperação no setor nuclear entre o Brasil e a Rússia.
Dybov ressaltou que a Rosatom já desfruta de uma forte presença no Brasil, fornecendo isótopos para medicina nuclear há cinco anos, o que desempenha um papel vital nos tratamentos de câncer no país.
Unidade da usina nuclear de Zaporozhie em Energodar, em 23 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Panorama internacional
Especialista: Europa não vai reagir ao ataque de drones da Ucrânia à usina nuclear de Zaporozhie

"Há dois anos nós temos cooperação no setor de combustível nuclear. A Rosatom ganhou licitações para o fornecimento de urânio enriquecido para produzir combustível nuclear para Angra 1 e Angra 2", disse o executivo.

Olhando para o futuro, Dybov destacou o potencial de cooperação no desenvolvimento de reatores nucleares para geração de eletricidade.
Com a vasta experiência da Rosatom na construção de reatores, a empresa "está pronta para oferecer tecnologias de ponta ao Brasil e a outros países da região".

América Latina no foco

Além do Brasil, a Rosatom está ativamente envolvida em projetos em países vizinhos, incluindo a construção de um centro nuclear na Bolívia e a cooperação com países como Nicarágua e Argentina.
Esses esforços refletem o crescente interesse na região para o uso de tecnologias nucleares não apenas para geração de energia, mas também para aplicações agrícolas, médicas e científicas.
Bandeiras russas com o prédio do Ministério das Relações Exteriores da Rússia ao fundo em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Panorama internacional
Rússia confia em solução mutuamente aceitável para a crise entre o México e o Equador

"Para a América Latina, nós trabalhamos primeiramente aqui no Brasil. Também temos projetos muito importantes na Bolívia — onde nós construímos um centro nuclear, em El Alto — e cooperação com a Nicarágua, com a Argentina e com mais países que têm interesse em usar tecnologias nucleares não só para gerar energia, mas também para agricultura, para medicina, para ciência", pontuou.

Com uma vasta gama de soluções e uma sólida experiência, a Rosatom, segundo o presidente regional, está preparada para liderar o caminho do desenvolvimento nuclear na América Latina. Como Dybov enfatizou: "Let it be Rosatom" — uma indicação clara da confiança da empresa em sua capacidade de impulsionar o progresso e a inovação na região.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала