- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bolívia apresenta experiência em energia nuclear para fins medicinais em fórum mundial na Rússia

© Foto / Divulgação / RosatomAbertura do maior fórum internacional sobre energia nuclear, Atomexpo 2024. Março de 2024
Abertura do maior fórum internacional sobre energia nuclear, Atomexpo 2024. Março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2024
Nos siga no
Uma delegação da Agência Boliviana de Energia Nuclear (ABEN) apresentou nesta segunda-feira (25) uma experiência de uso da energia nuclear para fins medicinais, durante o Fórum Internacional Atomexpo 2024, organizado pela empresa nuclear russa, Rosatom, na cidade russa de Sochi.
A diretora executiva da estatal, Hortensia Jiménez Rivera, informou por meio de nota que foram apresentados no evento as ações do programa nuclear do país com foco na integração no campo da tecnologia nuclear para fins pacíficos.
O programa inclui a construção da Rede de Centros de Medicina Nuclear e Radioterapia (Red CMNyR), composta por três centros especializados no país, e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear (CIDTN), que conta com três complexos de grande importância que se complementam mutuamente. O Centro é fruto de parceria com a Rosatom.
O principal objetivo dos projetos, segundo Rivera, é melhorar a qualidade dos serviços de saúde na Bolívia, ao mesmo tempo em que se introduz tecnologia de ponta no país.

Reator de altitude

A representante da ABEN enfatizou um dos feitos mais significativos do programa: a construção do primeiro Reator Nuclear de Pesquisa (RNP) do mundo, localizado a mais de 4 mil metros acima do nível do mar, construído em parceria com a Rosatom.
Espera-se que o RNP entre em operação em 2025, marcando um momento crucial no desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Atualmente já estão em funcionamento o Complexo Ciclotron-Radiofarmácia, que produz radiofármacos para diagnóstico de câncer, e o Centro Multifuncional de Irradiação, para processar alimentos para exportação.
Representantes da Rosatom e Luis Acre na abertura do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear em El Alto, Bolívia, 26 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2023
Panorama internacional
Países latino-americanos demonstram interesse no centro nuclear russo na Bolívia

Integração

A cooperação regional e a integração em redes internacionais é outra prioridade do país,s segundo a diretora, como parte ativa da Rede de Reatores de Pesquisa da América Latina e do Caribe (RIALC).
A Rússia e a Bolívia assinaram um contrato para a construção do centro de tecnologia e investigação nuclear em 2017.
A instalação oferecerá uma gama de soluções de alta tecnologia para vários setores, incluindo saúde, agricultura, ecologia e ciência nuclear.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала