- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ucrânia propõe impedimento do uso do espaço aéreo pela União Europeia para Rússia e Belarus

© AP Photo / Departamento de Defesa dos EUAPiloto de avião U-2 da Força Aérea dos EUA olha para suposto balão de vigilância da China sobre o território dos Estados Unidos, em 3 de fevereiro de 2023
Piloto de avião U-2 da Força Aérea dos EUA olha para suposto balão de vigilância da China sobre o território dos Estados Unidos, em 3 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2024
Nos siga no
Pedido foi realizado nesta sexta-feira (5) pelo primeiro-ministro Denis Shmygal e quer dificultar a circulação de turistas, além da realização de negócios pela União Europeia (UE) com cidadãos da Rússia e de Belarus.
A Ucrânia propôs nesta sexta-feira (5) proibir o trânsito aéreo da União Europeia para a Rússia e Belarus. O objetivo é impedir que negócios e turistas russos usem o espaço aéreo "para seu conforto", declarou o primeiro-ministro ucraniano, Denis Shmygal.

"Nossa ideia é que negócios russos e turistas russos não possam usar confortavelmente o espaço aéreo […]. O espaço aéreo da UE está fechado para a frota russa, mas discutimos com parceiros o fechamento do trânsito para qualquer voo para a Rússia e da Rússia", disse Shmygal a um canal de TV local.

Shmygal acrescentou que tal medida pode criar "problemas logísticos para Moscou", o que aumentaria os preços para a Rússia. "Vamos insistir nessas sanções. Estou convencido de que nossos parceiros da Lituânia, Estônia e Letônia apoiarão nossa proposta. Vamos trabalhar nesse sentido com a Comissão Europeia", enfatizou o primeiro-ministro.
Joe Biden, presidente dos EUA, se reúne com Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, nos bastidores da Cúpula do G7 em Hiroshima, Japão, 21 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2024
Panorama internacional
Acadêmico: diplomacia dos EUA 'falhou totalmente' na Ucrânia, Washington deve buscar negociações
A Rússia, por sua vez, já informou por diversas vezes que vai lidar com a pressão das sanções, intensificadas desde o início da operação militar especial na Ucrânia. Apesar das tentativas, as medidas do Ocidente não têm surtido o efeito esperado, pelo contrário.
Em 2023, a Rússia se tornou a quinta economia com crescimento mais rápido no G20, revela uma análise da Sputnik com base em dados dos serviços nacionais de estatística. A economia russa cresceu 3,6% no ano passado, compensando totalmente o declínio de 1,2% em 2022.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала