- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Rússia sabe que há mercenários suecos lutando ao lado da Ucrânia, afirma MRE russo

© Sputnik / Pavel Lisitsyn / Acessar o banco de imagensUm prisioneiro de guerra ucraniano capturado durante a operação militar especial russa na Ucrânia, na região russa de Zaporozhie
Um prisioneiro de guerra ucraniano capturado durante a operação militar especial russa na Ucrânia, na região russa de Zaporozhie - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2024
Nos siga no
Moscou está ciente da participação de mercenários da Suécia nas hostilidades pelo lado da Ucrânia, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia à Sputnik.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Suécia, Tumas Vanesk, disse à Sputnik na semana passada que a Embaixada da Ucrânia em Estocolmo pode recrutar suecos para participarem das hostilidades porque não é ilegal de acordo com o direito internacional.
Quando solicitado a comentar estas declarações, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse à Sputnik que "o lado russo está ciente da participação de mercenários estrangeiros, incluindo suecos, nas hostilidades ao lado do regime neonazista de Kiev".
"As tentativas do Ministério das Relações Exteriores sueco de legitimar desajeitadamente estes 'soldados por dinheiro' e incitar mais cidadãos suecos a viajarem para a 'zona quente' desta forma mostram a completa indiferença de Estocolmo ao destino dos seus próprios cidadãos", afirmou o ministério russo.
O ministério acrescentou que, "apesar da atual ausência de referência à legião estrangeira ucraniana no site da Embaixada da Ucrânia na Suécia, dificilmente se pode ter dúvidas de que o recrutamento de suecos é realizado pela missão diplomática ucraniana através de outros canais".
Soldados ucranianos da 103ª Brigada da Defesa Territorial das Forças Armadas em treinamento no oeste na Ucrânia, perto da cidade de Lvov, 29 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2024
Panorama internacional
Scott Ritter: Rússia criou inferno para mercenários estrangeiros no campo de batalha na Ucrânia
"Como disse o Ministério da Defesa russo, o número total de mercenários suecos em território ucraniano chegava a 90 pessoas, dos quais 25 já foram mortos", disse o ministério.
O ministério aconselhou "lembrar isto a todos, e não apenas aos suecos, que estão traçando planos para se envolverem em atividades armadas contra as tropas russas na área de operações militares especiais", acrescentando que "as autoridades de países estrangeiros devem saber disto e ser responsáveis pelo seu destino".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала