- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Dinamarca demite seu chefe de Defesa por não relatar problema em sistemas de armas no mar Vermelho

© AFP 2023 / Keld NavntoftBandeiras dinamarquesas (Dannebrog) tremulam na torre do Castelo de Christiansborg, o edifício do Parlamento dinamarquês, em Copenhague, Dinamarca, durante uma cerimônia que marca o Dia da Bandeira para os emissários do país, em 5 de setembro de 2021
Bandeiras dinamarquesas (Dannebrog) tremulam na torre do Castelo de Christiansborg, o edifício do Parlamento dinamarquês, em Copenhague, Dinamarca, durante uma cerimônia que marca o Dia da Bandeira para os emissários do país, em 5 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2024
Nos siga no
Copenhague demitiu nesta quarta-feira (3) seu chefe de Defesa, general Flemming Lentfer, depois que ele não informou sobre o mau funcionamento em sistemas de armas durante um ataque no mês passado a uma fragata dinamarquesa enviada ao mar Vermelho.
A mídia dinamarquesa Olfi citou na terça-feira (2) um relatório confidencial do general dizendo que o radar e os sistemas de mísseis da fragata falharam durante um ataque de drones dos houthis em 9 de março, colocando em risco a tripulação de 175 pessoas.
O ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, disse hoje (3), em coletiva de imprensa, que não foi informado em detalhes sobre o incidente.

"Perdi a confiança no chefe de Defesa. Portanto decidi que ele não estará mais à frente das Forças Armadas. Estamos perante um reforço histórico e necessário da defesa dinamarquesa. Isso impõe grandes exigências à nossa organização e ao aconselhamento profissional militar a nível político", afirmou Poulsen, segundo o site Olfi.

Mesmo com a falha, a fragata Iver Huitfeldt, que foi enviada para o mar Vermelho como parte da operação Guardião da Prosperidade, acabou abatendo quatro drones durante o ataque de 9 de março, sem qualquer dano ao navio ou à tripulação, afirmou a Reuters.
Flemming Lentfer ocupava o cargo desde dezembro de 2020. Após a decisão do ministro, Michael Hyldgaard assumiu como chefe interino de Defesa. Hyldgaard é um major-general e ocupa o cargo de chefe do Comando de Operações Especiais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала