- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

ONU não é parcial com relação a grupo de especialistas que avaliam a Coreia do Norte, diz Zakharova

© AP Photo / Alexander ZemlianichenkoMaria Zakharova em entrevista coletiva anual do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em Moscou. Rússia, 18 de janeiro de 2024
Maria Zakharova em entrevista coletiva anual do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em Moscou. Rússia, 18 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.03.2024
Nos siga no
A atividade do grupo de especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Coreia do Norte não pode ser considerada imparcial, disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
O comentário sobre o objetivo da entidade em comprometer Pyongyang ocorreu após a decisão da Rússia vetar uma resolução do Conselho de Segurança da ONU com relação às sanções sobre o país.
Na última quinta-feira (28), a Rússia vetou o projeto de resolução dos Estados Unidos para prorrogar o mandato dos especialistas do comitê de sanções do Conselho de Segurança sobre a Coreia do Norte por um ano. O documento propôs a prorrogação até 30 de abril de 2025.
Justificando a posição da Rússia, o representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), Vasily Nebenzya, disse que há uma tentativa de renovar o regime de sanções contra a Coreia do Norte estava, em um discurso dos países ocidentais em punir e destruir o país asiático.
"A atividade do grupo de especialistas, que não pode ser considerada independente e imparcial, não visava resolver questões de segurança internacional e regional, mas comprometer Pyongyang e desacreditar os amigos da Coreia do Norte", disse Zakharova.
A diplomata acrescentou que os especialistas da ONU "ainda não conseguiram investigar adequadamente o impacto direto ou indireto das sanções do Conselho de Segurança da ONU sobre as pessoas comuns".
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebe o líder da Coreia do Norte, Kim Jon-un, no Kremlin, em 13 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.03.2024
Panorama internacional
Relações entre Rússia e Coreia do Norte atingiram um 'alto nível', diz chancelaria russa
"Do nosso lado, trabalhamos cuidadosamente com as solicitações dos especialistas e podemos afirmar com confiança que a maioria delas não tinha fundamentos sólidos suficientes. No entanto, nem todos estão tão comprometidos com a interação com os especialistas. Caso contrário, por exemplo, há muito tempo poderíamos ter identificado e eliminado os canais de contrabando de armas para o Haiti", enfatizou.
Anteriormente, o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, disse que o veto da Rússia à resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre a prorrogação do mandato dos especialistas em sanções contra a Coreia do Norte atende aos interesses de Moscou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала