- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analistas: visita de Macron não influenciou posicionamentos multilaterais de Lula

© Foto / Divulgação / Ricardo StuckertOs presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Emmanuel Macron.
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Emmanuel Macron. - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2024
Nos siga no
Especiais
O encontro entre os presidentes da França, Emmanuel Macron, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), era previsto como uma tentativa por parte do mandatário francês de angariar o apoio de seu homólogo brasileiro em favor da Ucrânia.
Lula reforçou a neutralidade brasileira no conflito e as disputas pelo acordo Mercosul e União Europeia — outro ponto de divergência entre os líderes — também não sofreram avanços.
Para a doutora em relações internacionais pela London School of Economics Carolina Pavese, o encontro foi muito positivo em relação às agendas bilaterais, que interessam apenas aos dois países. Temas que têm influência de outras nações acabaram sendo pouco explorados e as posições de ambos os presidentes seguem a mesma.
Em relação ao pacto comercial entre sul-americanos e europeus, ela entende que "não se imaginava que Macron fosse surpreender a própria União Europeia e os franceses anunciando uma mudança radical na sua posição".

"A França continua fazendo forte oposição ao acordo e esta é a posição. E isso vem para sinalizar não só aos nossos empresários, mas principalmente para a França, que apesar de estarmos retomando uma relação importante e estreitando vínculos, inclusive em questões econômicas, isso não deve ser compreendido como uma mudança de postura em relação ao acordo."

Ainda assim, ela ressalta que Macron espera que a questão ucraniana receba destaque na agenda do G20, cuja presidência temporária está com o Brasil. "Vamos acompanhar ao longo deste ano para ver se a questão da guerra da Ucrânia vai ter mais destaque no G20, ou não. De qualquer forma, Lula frisou a necessidade de uma solução pacífica para o conflito, o que dá margem também para interpretar como um país que vai apoiar diálogos de negociações."

"Muito possivelmente, não como um protagonista, como a gente já tentou em outros conflitos, mas como um ator que apoia negociações."

A pesquisadora avaliou o impacto da visita de Macron na política doméstica francesa, apontando que a gestão do presidente enfrenta críticas e uma oposição significativa. "Corrobora um pouco com a ideia de que sua gestão não é para a França."
Ainda assim, ela entende que a visita pode ter fortalecido a posição de Macron como líder dos países ocidentais no Sul Global, em um contexto de "carência" de uma liderança do Norte Global capaz de impulsionar uma agenda multilateral, citando o desaparecimento do presidente americano, Joe Biden, por exemplo, nesse sentido.
Bandeiras dos EUA e da China tremulam no parque Genting Snow, antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Zhangjiakou, China, 2 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2023
Panorama internacional
Pepe Escobar: Xi representa a Ásia-Pacífico e o Sul Global e ultrapassa Biden em cúpula da APEC
Já para Lula, ela entende que os ganhos foram diversos. "Acho que o melhor indicador de que essa visita foi um sucesso foi o fato de não termos visto grandes críticas por parte da oposição e, ao contrário, algumas lideranças fortes da oposição tentaram inclusive capitalizar em cima dessa visita."

França e OTAN

O pesquisador do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Jorge Rodrigues avalia o posicionamento brasileiro em relação ao conflito ucraniano ressaltando a tradição diplomática nacional de não tomar lados, mas adotar uma postura pragmática.
"A diferença entre as posturas de Macron e do presidente brasileiro é evidente, particularmente em relação à Rússia."
Ele aponta para as sensibilidades da França, membro da OTAN, e como a Europa perdeu espaço geopolítico para os interesses americanos.

"Enquanto a França, por sua posição na Europa e na OTAN, está mais envolvida nos conflitos, o Brasil adota uma postura mais distante, buscando uma solução pacífica e dialogada para os problemas."

Acordo entre Mercosul e União Europeia

Para o pesquisador, Macron se posicionou novamente contrário ao acordo entre Mercosul e União Europeia por "questões domésticas".
"O lobby do setor agrícola francês é muito bem organizado e tem pressionado o governo francês."
Ele observa que, apesar das expectativas de uma possível mudança de posicionamento, os interesses de ambos os países foram mantidos.
O presidente francês, Emmanuel Macron, durante participação no 8° Fórum Econômico Brasil-França, a Transição para Economia Verde, em São Paulo (SP), em 27 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2024
Panorama internacional
Em São Paulo, Macron evita falar sobre conflito na Ucrânia e volta a criticar acordo Mercosul-UE
Na visão do especialista, as declarações de Macron sobre a necessidade de "partir da negociação do zero" indicam uma postura de obstáculo ao acordo.
"Nesse sentido, me parece que o posicionamento do presidente Lula foi muito acertado quando ele disse que não foi por falta de tentativa e a culpa não é dos países do Mercosul."
Ainda que tal impasse seja o principal ponto de tensão na relação entre Brasil e França, segundo o pesquisador, ele entende que isso não compromete a perspectiva de construção de uma parceria entre os dois países.

Relações entre Brasil e França

Segundo Rodrigues, após período de tensão nas relações bilaterais entre Brasil e França durante o governo Jair Bolsonaro (PL), a visita do presidente francês marca uma retomada das relações diplomáticas.
Não apenas isso, como também a "continuação de uma tradição diplomática", exemplificada pelo Programa para o Desenvolvimento dos Submarinos (PROSUB), firmado em 2008.
Submarino Tonelero (S42) em processo de construção (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2024
Notícias do Brasil
Marinha do Brasil lança submarino Tonelero na próxima semana
Outro ponto que possui mais convergências é o conflito na Faixa de Gaza, para Rodrigues, que define a situação como um genocídio.
"A França, inclusive nas resoluções do Conselho de Segurança, nos seus posicionamentos discursivos, tem sido favorável inclusive a iniciativas brasileiras, de pausas humanitárias e de cessar-fogo."
Rodrigues também destacou a condecoração do cacique Raoni pela França durante a visita a Belém (PA) como um símbolo de uma "certa convergência entre os governos na questão da agenda ambiental", apesar da utilização dessa pauta por Macron para justificar sua posição contrária ao acordo Mercosul-UE.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала