- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mauro Vieira no G20: Brasil rejeita hegemonias e quer reforma na governança global

© Antônio Cruz/Agência BrasilMinistro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2024
Nos siga no
A primeira reunião dos ministros das Relações Exteriores do G20, grupo que aglutina as 20 maiores economias do mundo, teve início na tarde desta quarta-feira (21), no Rio de Janeiro.
Quem abriu o encontro foi o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, que pontuou as três principais prioridades do evento: combate à fome, desenvolvimento sustentável e mudança da governança global. A autoridade, entretanto, colocou enfoque especial no último item, dadas as crescentes tensões geopolíticas que ocorrem no mundo.

"Na nossa visão, o G20 pode e deve desempenhar papel fundamental para a redução das tensões internacionais, bem como no avanço da agenda sustentável", afirmou. "Nesta reunião, a presidência brasileira do G20 propõe que nos centremos na terceira prioridade estabelecida pelo presidente Lula, a reforma da governança global. Antes de prosseguirmos com esse tema, permitam-me apenas reiterar a importância que o Brasil atribui à promoção da inclusão social, do combate à fome e à pobreza e a realização do desenvolvimento sustentável, que serão abordados mais a fundo nas outras reuniões."

No encontro de chanceleres, que ocorre entre hoje (21) e quinta-feira (22), Vieira ressaltou que o grupo discutirá "o papel que o G20 pode desempenhar no tratamento das tensões internacionais. Amanhã nos aprofundaremos no tema da reforma da governança global".
Mauricio Carvalho Lyrio, sherpa (emissário pessoal do líder) do Brasil no G20, durante coletiva de imprensa na véspera da reunião de chanceleres do grupo de países. Rio de Janeiro (RJ), 20 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Notícias do Brasil
G20: reforma da governança global será fio condutor da reunião de chanceleres, diz emissário (VÍDEO)

O ministro das Relações Exteriores brasileiro apontou ainda que "este grupo é hoje possivelmente o fórum internacional mais importante, onde países com visões opostas ainda conseguem se sentar à mesa e ter conversas condutivas sem necessariamente carregar o peso de posições arraigadas e rígidas que têm impedido avanços em outros foros, como o Conselho de Segurança das Nações Unidas [CSNU]."

Ainda de acordo com ele, o Brasil está "profundamente preocupado com a situação internacional atual quanto à paz e a segurança".
O ministro das Relações Exteriores do Brasil citou estimativas que apontam um número recorde de conflitos em andamento no mundo: mais de 170, "enquanto as tensões geopolíticas também estão aumentando".

"O Brasil ocupa um lugar no mundo que nos permite discutir essas mesmas tensões internacionais em qualquer fórum internacional. Nossas posições, caso hora em discussão no G20, em particular na situação na Ucrânia e na Palestina, são bem conhecidas e foram apresentadas publicamente nos fóruns apropriados, como o Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Assembleia Geral da ONU [Organização das Nações Unidas]. As instituições multilaterais, contudo, não estão devidamente equipadas para lidar com os desafios atuais, como demonstrado pela inaceitável paralisia do Conselho de Segurança em relação aos conflitos em curso. Esse estado de inação implica diretamente em perdas de vidas inocentes", relembrou.

Segundo Vieira, o Brasil "não aceita um mundo em que as diferenças são resolvidas pelo uso da força militar".
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, durante sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas, na sede da organização, em Nova York. EUA, 22 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Panorama internacional
Chanceler russo desembarca hoje no Brasil, diz fonte à Sputnik; reunião com ministros do G20 é foco

"Uma parcela muito significativa do mundo fez uma opção pela paz e não aceita ser envolvida em conflitos ou impulsionada por nações estrangeiras. O Brasil rejeita a busca de hegemonias antigas ou novas. Não é do nosso interesse viver em um mundo fraturado."

O chanceler sublinhou também que "sem paz e cooperação, será extremamente difícil alcançarmos a prometida mobilização em larga escala dos recursos necessários para enfrentar as ameaças existenciais que enfrentamos, em particular o combate à pobreza e à desigualdade e a proteção do meio ambiente".

"Não é minimamente razoável que o mundo ultrapasse e muito a marca de US$ 2 trilhões [R$ 9,8 trilhões] em gastos militares a cada ano."

Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, fala durante inauguração da nova embaixada dos EUA em Nukualofa, Tonga, 26 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Panorama internacional
Secretário de Estado dos EUA desembarca no Brasil para reunião com Lula e ministros do G20
Somente o discurso de Vieira foi transmitido ao vivo.
Em seguida, a imprensa foi retirada do salão e a reunião entre os chanceleres das 20 maiores economias do mundo segue ocorrendo a portas fechadas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала