- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Marinha do Brasil lança submarino Tonelero na próxima semana

© Foto / Divulgação / Marinha do BrasilSubmarino Tonelero (S42) em processo de construção (foto de arquivo)
Submarino Tonelero (S42) em processo de construção (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2024
Nos siga no
A Marinha do Brasil efetuará o lançamento do terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron, da França, devem participar do evento.
O Prosub é resultado da cooperação militar entre Brasil e França que resultará na construção de um total de quatro submarinos convencionais — dos quais o Tonelero (S42) é o terceiro — e do submarino de propulsão nuclear convencionalmente armado Álvaro Alberto.
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, será a madrinha de batismo do novo submarino.
Dentro do programa até agora já foram lançados o Humaitá (S41) e o Riachuelo (S40), que também dá nome à classe de submarinos, baseados no francês Scorpène. Os modelos brasileiros, no entanto, são maiores que o modelo europeu, possuindo mais de 71 metros de comprimento e deslocando um volume de 1.870 toneladas quando submerso.
Submarino Riachuelo, o primeiro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que prevê a produção de cinco navios do tipo, entre eles, o primeiro submarino brasileiro convencionalmente armado com propulsão nuclear - Sputnik Brasil, 1920, 18.01.2024
Notícias do Brasil
Submarino nuclear do Brasil incomoda potências que temem avanço tecnológico do país, dizem analistas
Os submarinos são um importante meio de dissuasão, e sua atuação na Amazônia Azul vai garantir a soberania brasileira no mar. "A Marinha do Brasil tem procurado investir na expansão da Força Naval e no desenvolvimento da indústria de defesa", disse a Marinha em nota oficial.
"Ao priorizar a aquisição de produtos e sistemas nacionais em toda a cadeia de produção, o Prosub fomenta o desenvolvimento de indústrias brasileiras na área de defesa, englobando setores como eletrônica, mecânica (fina e pesada), eletromecânica e química, além da área naval. Desta forma, colabora para o crescimento econômico do país, bem como para a geração de 22 mil empregos diretos e quase 40 mil indiretos."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала