- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em exposição no Catar, Irã apresenta novo drone que pode transportar 13 bombas (FOTO)

© AP Photo / Exército do IrãDrone na província de Semnan, durante exercício nacional de drones da Força Aérea iraniana, em 3 de outubro de 2023
Drone na província de Semnan, durante exercício nacional de drones da Força Aérea iraniana, em 3 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2024
Nos siga no
O Shahed 149 Gaza pode voar a velocidades de até 350 km/h por um máximo de 25 horas, e transportar até meia tonelada de equipamentos eletrônicos, diz mídia norte-americana.
O Irã apresentou seu novo drone de combate de média altitude na feira internacional de armas DIMDEX realizada no início deste mês no Catar, que tem a capacidade de transportar 13 bombas a distâncias até 1.600 km, informou no sábado (23) o jornal norte-americano The Wall Street Journal (WSJ).
O Shahed 149 Gaza, nomeado em homenagem ao enclave palestino, tem uma envergadura de 21 metros, um comprimento de dez metros e uma altura de quatro metros. Ele pesa 1.740 kg com um tanque de combustível vazio, e o peso de decolagem é de 3.740 kg.
A aeronave é movida por um motor turboélice de 750 cavalos de potência, o que lhe permite atingir velocidades de até 350 km/h e voar por até 25 horas a uma altitude de 10.668 metros. O veículo aéreo não tripulado pode transportar 13 bombas e até 500 kg de equipamentos eletrônicos.
De acordo com o WSJ, essa é a primeira vez que o Shahed 149 Gaza é exibido fora do território iraniano. O Irã aumentou as vendas de seus produtos militares desde que as restrições da ONU sobre as exportações de mísseis e drones fabricados no Irã expiraram em outubro de 2023. A presença iraniana no evento colocou o Catar, que abriga a maior base militar dos EUA no Oriente Médio, "em uma posição desconfortável" em relação a Washington, pois os EUA acusam Teerã de prolongar e exacerbar conflitos em todo o mundo, indica a mídia.
O portal Army Recognition, por sua vez, explica que o Irã tem usado a exportação de drones como uma ferramenta diplomática para consolidar alianças regionais e internacionais. Essa estratégia, diz, permitiu que Teerã construísse relacionamentos com países que compartilham as mesmas preocupações de segurança, além de explorar novas oportunidades de exportação de drones.
O Shahed 149 Gaza foi oficialmente apresentado em maio de 2021 e entregue um ano depois à Força Aeroespacial do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês).
A aeronave de longo alcance foi desenvolvida a partir do modelo Shahed 129, que pode transportar apenas quatro explosivos. Ela é semelhante em tamanho e função a seu homólogo americano MQ-9 Reaper.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала