- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Confira os 5 armamentos iranianos que mais assustam o Ocidente

© AFP 2023Míssil iraniano de defesa aérea Sevom Khordad em exibição durante o desfile militar anual que marca o aniversário da eclosão da guerra de 1980 a 1988 com o Iraque. Teerã, 22 de setembro de 2022
Míssil iraniano de defesa aérea Sevom Khordad em exibição durante o desfile militar anual que marca o aniversário da eclosão da guerra de 1980 a 1988 com o Iraque. Teerã, 22 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2024
Nos siga no
Em seu recente ataque com mísseis balísticos e drones contra alvos terroristas e do Mossad na Síria, no Iraque e no Paquistão, o Irã demonstrou mais uma vez a capacidade de sua indústria de defesa em criar equipamentos poderosos e eficientes.
No caso da Síria, um dos mísseis viajou mais de 1.230 km até seu destino.

Fattah-1

O Fattah-1 é um míssil hipersônico manobrável capaz de atingir velocidades de até Mach 15. Movido por um motor de combustível sólido de dois estágios, o armamento coloca o Irã em um seleto clube de nações com capacidades hipersônicas, no qual os EUA não estão.
Se produzido em quantidades suficientes, o Fattah-1 dará capacidade à nação persa de romper as defesas aéreas dos inimigos, por mais sofisticadas que sejam.

Abu Mahdi

Com 6 m de comprimento e 410 kg de explosivos, o Abu Mahdi é um míssil de cruzeiro antinavio capaz de operar a velocidades subsônicas de aproximadamente 900 km/h. O míssil tem um alcance de 1 mil km, quase o triplo das gerações anteriores de mísseis de cruzeiro navais iranianas.

Mohajer-10

O Mohajer-10 é um drone pesado de alta resistência, de longo alcance e com diversas capacidades, como reconhecimento, ataque e guerra eletrônica. O veículo aéreo não tripulado (UAV, na sigla em inglês) possui o tamanho de um pequeno avião e tem carga útil de até 300 kg, autonomia de voo de 2 mil km e altitude máxima de até 7 km.

Sevom Khordad

O sistema de defesa iraniano Sevom Khordad é projetado para atacar mísseis, drones e aeronaves inimigas a longas distâncias. Seus mísseis possuem alcance de até 200 km e seus radares são capazes de detectar até 100 alvos simultaneamente a distâncias de até 350 km.
Seu uso mais famoso foi contra um drone de vigilância furtivo dos Estados Unidos, o RQ-4 Global Hawk. O equipamento, que possui valor estimado de US$ 180 milhões (R$ 888,3 milhões), foi abatido pelo Sevom Khordad sobre o espaço aéreo iraniano do estreito de Ormuz em junho de 2019.

Sayyad

O Sayyad é um pequeno veículo blindado iraniano capaz de ter grande impacto nos conflitos do país. Com 4,9 m × 2,2 m × 2,1 m, pode ser equipado com metralhadoras pesadas, lançadores de mísseis antitanque ou lançadores de foguetes de 77 mm. Sua grande vantagem é a agilidade, sendo capaz de chegar a 95 km/h em voo.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, gesticula durante uma sessão na reunião do Fórum Econômico Mundial (WEF) em Davos em 17 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2024
Tensão pós-ataques: Iraque cancela reunião com Irã em Davos; Paquistão chama seu embaixador em Teerã
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала