- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bombardeio da Iugoslávia pela OTAN foi o apogeu do mundo unipolar, afirma político sérvio

© Sputnik / Aleksei VitvitskyHomenagem às vítimas dos bombardeios da OTAN na Iugoslávia
Homenagem às vítimas dos bombardeios da OTAN na Iugoslávia - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2024
Nos siga no
A campanha de ataques aéreos que a OTAN lançou sobre a Iugoslávia há 25 anos marcou o apogeu do mundo unipolar, disse à Sputnik o político sérvio Aleksandar Vulin, que anteriormente ocupou os cargos de ministro da Defesa (2017-2020) e do Interior (2020-2022) e chefiou a Agência de Informação de Segurança (2022-2023).
"O bombardeio da República Federal da Iugoslávia acordou o mundo inteiro. Foi o ápice do mundo unipolar. Mostrou como seria o mundo com apenas uma potência, os Estados Unidos, decidindo pelos outros. Foi uma decisão clara sinalizar para a Rússia, a China e todos os países livres sobre o que os esperava, o que estaria por vir", disse Vulin.
Para Belgrado, segundo ele, "não havia outra escolha senão enfrentar a Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN], o seu crime atroz, a sua enorme injustiça e a sua incrível urgência em destruir um povo pequeno, mas amante da liberdade".
"Talvez Deus perdoe a OTAN, talvez perdoe aqueles que mataram nossos filhos, mas nós, sérvios, não o esqueceremos nem o perdoaremos", declarou Vulin.
O político sérvio disse que as queixas periódicas da OTAN sobre vítimas civis se devem a "razões políticas" e "não são suficientes".
"Eles não tinham o direito de matar os nossos militares ou a nossa polícia. Eles não tinham o direito de tirar uma única vida. Quem tem o direito de matar um soldado sérvio e um policial em solo sérvio? Por que ninguém quer se arrepender e pedir desculpas?", enfatizou Vulin.
As armas de precisão lançadas pelos aliados, lembrou Vulin, atingiram a Embaixada da China em Belgrado.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, dá discurso aos cidadãos russos, 23 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2024
Panorama internacional
Putin chama o bombardeio da Iugoslávia há 25 anos de enorme tragédia: 'Começaram a guerra na Europa'
"Eles queriam mostrar que ninguém pode fazer nada com eles e que podem agir como quiserem", disse o político.
Para Vulin, esta é "uma razão por que um mundo unipolar não deveria existir".
Em 24 de março de 1999, a Aliança Atlântica iniciou o bombardeio contra a Iugoslávia, que na época era composta pela Sérvia e Montenegro.
A OTAN argumentou que procurava impedir a limpeza étnica dos albaneses do Kosovo.

Nos 78 dias que duraram os ataques, as bombas da OTAN mataram mais de 2.500 civis, incluindo 87 crianças, e causaram danos econômicos de US$ 100 bilhões (cerca de R$ 500 bilhões), segundo diferentes estimativas.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала