- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Putin chama o bombardeio da Iugoslávia há 25 anos de enorme tragédia: 'Começaram a guerra na Europa'

© SputnikVladimir Putin, presidente da Rússia, dá discurso aos cidadãos russos, 23 de março de 2024
Vladimir Putin, presidente da Rússia, dá discurso aos cidadãos russos, 23 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2024
Nos siga no
O presidente da Rússia criticou as ações militares do Ocidente em 1999 contra a Jugoslávia, que vê como criminosas.
O presidente russo Vladimir Putin, em uma entrevista ao canal russo Rossiya, classificou o bombardeio da Iugoslávia de 1999 como uma enorme tragédia.

"A tragédia é enorme. O que o Ocidente fez é absolutamente inaceitável. Sem qualquer resolução do Conselho de Segurança da ONU, eles iniciaram diretamente uma ação militar, uma guerra, de fato, no centro da Europa", disse Putin.

Em 1999, um confronto armado entre separatistas albaneses do Exército de Libertação do Kosovo e as forças de segurança sérvias levou a OTAN a bombardear a Iugoslávia (então composta pela Sérvia e Montenegro).
O ministro das Relações Exteriores da República Tcheca, Jan Kavan (sentado), assina o documento de adesão que inscreve a República Tcheca na OTAN, em 12 de março de 1999, na biblioteca Harry Truman em Independence, no Missouri, EUA. Em pé estão a secretária de Estado dos EUA, Madeleine Albright (à esquerda), o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Janos Martonyi (no centro), e o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Bronislaw Geremek (à direita) - Sputnik Brasil, 1920, 13.03.2024
Panorama internacional
Analista: expansão da OTAN em 1999 foi um 'sinal claro à Rússia' de que a Guerra Fria nunca acabou
A operação militar foi realizada sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, com base na alegação dos países ocidentais de que as autoridades da Iugoslávia supostamente realizavam uma limpeza étnica na autonomia kosovar e provocaram uma catástrofe humanitária no local. Os ataques aéreos da Organização do Tratado do Atlântico Norte aconteceram de 24 de março a 10 de junho de 1999.
Os bombardeios da OTAN causaram mais de 2.500 mortes, incluindo 87 crianças, US$ 100 bilhões (R$ 500,24 bilhões, na conversão atual) em danos, e os especialistas médicos documentaram os efeitos de bombas de urânio empobrecido, que levou a um aumento de casos de câncer.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала