- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Em áudios, ex-ajudante de Bolsonaro, Mauro Cid, ataca STF e PF

© Lula Marques/ Agência BrasilDepoimento para CPMI do golpe do tenente-coronel Mauro César Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro, Brasília, 11 de julho de 2023
Depoimento para CPMI do golpe do tenente-coronel Mauro César Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro, Brasília, 11 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2024
Nos siga no
Mauro Cid, o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tem sido o centro das atenções desde que firmou um acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal. As informações fornecidas por Cid têm sido cruciais para desvendar os acontecimentos de 8 de janeiro.
No entanto, nos últimos dias, surgiram questionamentos sobre a veracidade de suas declarações — em alguns dos áudios obtidos pela Veja, destacam-se ataques direcionados ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e à Polícia Federal.
Desde que iniciou sua cooperação com as autoridades, Cid já prestou seis depoimentos à PF, nos quais revelou detalhes dos planos golpistas discutidos por Bolsonaro e seu círculo mais próximo.
No entanto, surgiram gravações de conversas privadas de Cid, nas quais ele questiona a condução dos depoimentos e alega que suas palavras foram distorcidas e manipuladas pelos investigadores, conforme publicou a Veja.
Nas gravações obtidas, ele expressa sua frustração com o processo, afirmando que foi pressionado a corroborar uma narrativa predefinida pelos policiais, mesmo quando suas declarações não condiziam com a realidade dos fatos.
Ele menciona que foi induzido a confirmar informações que não presenciou e que algumas declarações foram tiradas de contexto.
Jair Bolsonaro no dia 16 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 19.03.2024
Notícias do Brasil
Bolsonaro, Mauro Cid e mais 15 pessoas são indiciados pela PF por falsificação de cartão vacinal
Um dos pontos mais controversos das gravações é a crítica direta ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, responsável pelos inquéritos que investigam as tentativas de golpe, venda de joias do acervo presidencial e falsificação de registros de vacina.
Cid sugere que Moraes tem uma influência desproporcional sobre os desdobramentos judiciais.
Por outro lado, os depoimentos de Cid forneceram informações cruciais que ajudaram a esclarecer a tentativa de golpe e resultaram no indiciamento de Bolsonaro e outras 16 pessoas.
Ele descreveu reuniões no Palácio da Alvorada, nas quais Bolsonaro pressionou militares de alta patente a aderir ao golpe e listou os envolvidos na trama golpista.
A dualidade na postura de Cid pode ser atribuída a vários fatores, tais como pressões externas e o medo de retaliação.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала