- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Dino rejeita recurso de Bolsonaro contra multa aplicada pelo TSE

© Marcos Oliveira/Agência SenadoFlávio Dino durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Brasília (DF), 13 de dezembro de 2023
Flávio Dino durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Brasília (DF), 13 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2024
Nos siga no
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, negou, nesta quinta-feira (21), recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro para anular a decisão que o condenou a pagar R$ 70 mil por impulsionamento ilegal na campanha eleitoral de 2022.
Os advogados da campanha de Bolsonaro recorreram ao Supremo para tentar anular decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reconheceu a ilegalidade cometida contra a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Dino rejeitou o recurso por razões processuais, ao argumentar que a jurisprudência da Suprema Corte impede a reavaliação das provas julgadas pelo TSE.

"Houve reconhecimento de que estes não só efetivaram impulsionamento de conteúdo negativo na Internet como também não identificaram de forma inequívoca, clara e legível o número de inscrição no CNPJ [Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica] ou o número de inscrição no CPF [Cadastro Nacional de Pessoa Física] da pessoa responsável, além de que não colocaram a expressão 'Propaganda Eleitoral', desrespeitando as regras", declarou Dino.

Dino tomou posse como ministro em fevereiro e é relator de mais 350 processos, vários contra a atuação de Jair Bolsonaro durante a pandemia de COVID-19 e sobre a legalidade dos indultos natalinos assinados durante a gestão do ex-presidente. O ex-ministro da Justiça e Segurança do governo Lula foi indicado pelo presidente para o atual cargo.
Jair Bolsonaro, então presidente, participa da cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Brasília, 16 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.03.2024
Notícias do Brasil
STF: PGR tem 15 dias para decidir se aceita denúncia da PF contra Bolsonaro por fraude da vacina
A infração refere-se a declarações nas quais Bolsonaro associou o então candidato Lula à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Os juízes do TSE consideraram que Bolsonaro realizou campanha de propaganda negativa com a intenção de atacar e difamar a imagem de Lula. Além da multa, determinaram a remoção de todo o conteúdo relacionado das redes sociais.
A decisão ocorre em meio a uma investigação da Polícia Federal sobre Bolsonaro e sua equipe próxima, por suspeita de planejarem um golpe de Estado após a derrota eleitoral em 2022.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала