- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Bolsonaro, Mauro Cid e mais 15 pessoas são indiciados pela PF por falsificação de cartão vacinal

© AFP 2023 / Pablo PorciunculaJair Bolsonaro no dia 16 de março de 2024
Jair Bolsonaro no dia 16 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 19.03.2024
Nos siga no
Nesta terça-feira (19), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal no âmbito das investigações sobre falsificação de cartões de vacina. Além do ex-mandatário, seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB) foram indiciados.
Além dos citados, mais 14 pessoas foram indiciadas – incluindo a esposa do ex-ajudante, Gabriela Cid – pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações no caso que apura a falsificação de certificados de vacinas de COVID-19.
Na prática, o indiciamento significa que o processo segue para as mãos do Ministério Público Federal, que decide se apresenta denúncia à Justiça ou arquiva a apuração, explica o G1.
O crime de associação criminosa prevê pena de um a três anos de prisão; o de inserção de dados falsos em sistema de informações, de dois a 12 anos. No caso de Mauro Cid, ele também será indiciado por uso indevido de documento falso.
O advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, criticou a divulgação da indiciação e se queixou do que considerou ser "um vazamento", classificando o fato como lamentável.

"Vazamentos continuam aos montes ou melhor aos litros. É lamentável quando a autoridade usa a imprensa para comunicar ato formal que logicamente deveria ter revestimento técnico e procedimental ao invés de midiático e parcial", disse Wajngarten, segundo o jornal O Globo.

Já Washington Reis, o irmão do deputado Gutemberg Reis, declarou ao G1 que é uma covardia o que estão fazendo com o deputado e que ele recorrerá à Justiça.
Jair Bolsonaro e Mauro Cid - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2023
Notícias do Brasil
Em delação, Mauro Cid diz que ordem para falsificar cartões de vacina partiu de Bolsonaro, diz mídia

Relembre o caso

O inquérito da PF visa esclarecer se teriam sido forjados dados do certificado de vacinação de parentes do ex-presidente, como de sua filha, Laura Bolsonaro, de 12 anos, e das pessoas investigadas.
Em maio do ano passado, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa da família e seis de prisão contra ex-funcionários, como Cid.
As inserções falsas nos sistemas SI-PNI e RNDS do Ministério da Saúde tiveram como consequência a alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, a condição de imunizado contra a COVID-19 dos beneficiários.
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro fala à imprensa do lado de fora de sua casa, depois que agentes da Polícia Federal cumpriram um mandado de busca e apreensão em Brasília, em 3 de maio de 2023 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2023
Notícias do Brasil
Bolsonaro após ação da PF: 'Não existe adulteração da minha parte, eu não tomei a vacina' (VÍDEO)
Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes impostas pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa, no caso, a pandemia do coronavírus.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала