- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Comitê Olímpico barra atletas russos de participarem de cerimônia de abertura dos Jogos de Paris

© Sputnik / Aleksei FilippovA patinadora russa Kamila Valieva durante as Olimpíadas de Inverno de Pequim, em 2022. A atleta foi punida com quatro anos de suspensão por doping em 2024
A patinadora russa Kamila Valieva durante as Olimpíadas de Inverno de Pequim, em 2022. A atleta foi punida com quatro anos de suspensão por doping em 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 19.03.2024
Nos siga no
Mesmo que participem sob uma bandeira neutra, sem afiliações com sua pátria, atletas russos não poderão participar da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, decidiu o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta terça-feira (19).
Atletas Neutros Individuais (AIN, na sigla em francês) "não participarão do desfile de delegações e equipes durante a cerimônia de abertura, uma vez que são atletas individuais", disse James Macleod, diretor de Relações com os Comitês Olímpicos Nacionais e de Solidariedade Olímpica do COI.
A decisão é uma das muitas anunciadas nesta terça em relação aos AIN. A bandeira pela qual devem competir e o hino que tocará caso obtenham alguma medalha foram decididos. Além disso, suas vitórias não contarão no quadro de medalhas.
Segundo o COI, um máximo de 55 atletas de cidadania russa e 28 belarussos poderão participar como AIN, desde que se abstenham de qualquer representatividade nacional e de suas federações olímpicas e não se pronunciem sobre o conflito ucraniano.
Até agora, 12 esportistas russos e 8 belarussos concordaram com as demandas do COI. Em comparação, 330 atletas representaram a Federação da Rússia nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020.
Segundo Stanislav Pozdnyakov, presidente do Comitê Olímpico da Rússia, as condições do COI são inaceitáveis para a grande maioria dos atletas russos.
Zion Bethonico conquista primeira medalha do Brasil em jogos de Inverno - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2024
Notícias do Brasil
Dia histórico: Brasil conquista sua 1ª medalha em Olimpíadas de Inverno (VÍDEO)

Rússia e aliados celebram os Jogos da Amizade

Em resposta às sanções do COI, a Rússia e seus aliados celebrarão os Jogos Mundiais da Amizade entre os dias 15 e 29 de setembro, em Moscou e Ekaterinburgo.
A capital russa sediará 28 modalidades, enquanto a cidade dos Urais sediará competições de natação, mergulho, nado sincronizado, judô, atletismo e basquete (entre equipes femininas).
Anteriormente, o COI publicou uma declaração em que pedia a atletas e governos que se recusassem a participar da iniciativa russa. Agora o comitê voltou atrás e disse que não vê os Jogos da Amizade como uma ameaça.
"Nossa declaração está relacionada à politização dos esportes. As Olimpíadas não são um evento político, portanto 206 CONs [comitês olímpicos nacionais] participam dela. Com essa declaração, queríamos afirmar uma clara posição em relação à politização dos esportes e destes Jogos", disse Macleod.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала