- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moscou sobre desqualificação da patinadora Valieva: 'Declararam guerra ao esporte russo'

© David J. Phillip / APPatinadora russa Kamila Valieva tem 17 anos e recebeu medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em 2022
Patinadora russa Kamila Valieva tem 17 anos e recebeu medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2024
Nos siga no
Após a desqualificação por quatro anos da patinadora artística russa Kamila Valieva das competições internacionais, o comitê olímpico do país afirmou, nesta terça-feira (30), que "declararam guerra ao esporte russo". A decisão foi tomada por conta de uma suposta violação das normas antidoping.
Em comunicado, a entidade russa declarou que o Tribunal de Arbitragem Desportiva (TAD) impôs a "sanção mais severa" à atleta, desqualificando-a por um período de quatro anos, apesar de todos os argumentos e alegações disponíveis terem sido apresentados aos árbitros "da forma mais completa possível".
Diante disso, o comitê olímpico do país acredita que "já não se pode confiar na objetividade e imparcialidade deste organismo internacional".

"Durante dois anos, não houve uma resposta razoável à pergunta, inicialmente objeto de grandes dúvidas: por que a amostra antidoping retirada em dezembro de 2021 de Valieva permaneceu por um mês e meio em um laboratório sueco, contrariando todos os prazos estabelecidos", indica o comunicado.

A entidade russa ainda destacou a coincidência de que o resultado do teste antidoping de Valieva foi revelado pouco após o final da competição de patinação artística por equipes nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em 2022, quando a russa conquistou o primeiro lugar na patinação individual feminina.
"De fato declarou-se guerra ao esporte russo, e nessa guerra, como podemos ver, todos os meios são válidos", denunciou o comitê, acrescentando que os prêmios conquistados pela equipe nacional "não estão legalmente sujeitos a revisão".
A treinadora de patinação artística russa Tatiana Tarasova também manifestou indignação com a decisão, a qual classificou como "injustiça contra a garota e o país que representa". O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a decisão foi "politizada" e que Moscou terá de proteger seus atletas "até o final".
Patinadora russa Kamila Valieva participando nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2022
Panorama internacional
Kremlin expressa apoio à patinadora russa chamando a situação com teste de doping de equívoco

Decisão do tribunal é 'final e vinculativa'

A decisão do tribunal que desqualifica a patinadora russa de 17 anos é "final e vinculativa", apesar de a atleta ter o direito de apresentar um recurso ao tribunal federal suíço no prazo de 30 dias. "Decide-se que Kamila Valieva cometeu uma infração das normas antidoping e é sancionada com um período de suspensão de quatro anos a partir de 25 de dezembro de 2021", comunicou o órgão internacional na segunda-feira (29). A atleta será privada de todas as medalhas conquistadas, e os resultados de sua participação em competições a partir dessa data serão anulados.
Há um ano, o mesmo tribunal reconheceu que a substância proibida trimetazidina, encontrada no sangue da patinadora, poderia ter entrado em seu organismo devido a um medicamento consumido por seu avô, que passou por uma operação cardíaca.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала