- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Foguete japonês Kairos da Space One explode logo após decolagem (VÍDEO)

© Foto / Space OneLançamento do foguete Kairos da Space One no Japão
Lançamento do foguete Kairos da Space One no Japão - Sputnik Brasil, 1920, 13.03.2024
Nos siga no
A tentativa de um fornecedor de serviços de lançamento de foguetes com sede em Tóquio de se tornar a primeira empresa privada japonesa a colocar um satélite em órbita terminou em catástrofe depois que um cronograma de lançamento anterior foi adiado.
O foguete da empresa japonesa Space One explodiu logo após sua primeira decolagem na quarta-feira (13) às 11h01 no horário local (23h01 do dia 12 de março, horário de Brasília), de acordo com relatos da mídia japonesa.
O foguete Kairos de combustível sólido de 18 metros decolou da plataforma de lançamento da empresa na montanhosa península de Kii, na região ocidental de Wakayama, no Japão.
No entanto, a espaçonave explodiu cerca de cinco segundos depois, acompanhada por nuvens de fumaça branca e fragmentos em chamas espalhados perto do local de lançamento. Também destruído no incidente foi um satélite de teste estatal pesando 100 kg preso ao foguete.
"O lançamento do primeiro foguete Kairos foi executado, mas tomamos medidas para abortar o voo", segundo comunicado da Space One.
O provedor de serviços de lançamento afirmou que a decolagem foi bem automatizada e exigiu apenas alguns funcionários para tripular seu centro de controle em solo. No entanto, o incidente frustrou as esperanças da empresa de se tornar a primeira companhia privada japonesa a lançar um satélite em órbita.
Segundo veículos de comunicação, a Space One afirmou que o lançamento foi "interrompido" após a decolagem e que os "detalhes estão sendo investigados". No entanto, a causa imediata da explosão é desconhecida.
O governador da província de Wakayama, Shuhei Kishimoto, disse à imprensa que não houve vítimas no incidente e que as chamas resultantes foram extintas. Tashima Katsumasa, prefeito de Kushimoto, onde ocorreu o lançamento fracassado, expressou choque e consternação com a explosão e prometeu que a cidade "continuará a apoiar a Space One".
Míssil hipersônico (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2021
Japão planeja lançar satélites capazes de rastrear e monitorar ogivas hipersônicas
O governador de Wakayama disse à mídia que o lançamento inicial do foguete Kairos estava previsto para 9 de março às 11h01, horário local (23h01 do dia 8 de março, horário de Brasília), mas foi adiado depois que um navio se deslocou para uma zona marítima restrita e de alto risco próximo à zona de lançamento.
Em julho de 2023, um foguete japonês, o Epsilon S de combustível sólido, explodiu durante um teste cerca de 50 segundos após a ignição.
As duas principais plataformas de lançamento de foguetes do Japão, o Centro Espacial Tanegashima e o Centro Espacial Uchinoura, no sul do Japão, hospedam o H3 da JAXA e os veículos de lançamento vitais Epsilon. Contudo, de acordo com relatos da mídia, essas regiões não podem acomodar lançamentos comerciais.

A Space One foi fundada em 2018 por um consórcio de estabelecimentos de tecnologia japoneses, incluindo Canon Electronics, IHI Aerospace, o estatal Banco de Desenvolvimento do Japão e a construtora Shimizu. Mitsubishi UFJ e Mizuho, dois dos maiores bancos do Japão, também possuem ações minoritárias na empresa.

A empresa pretende se tornar um serviço de decolagem comercial econômico e com "o menor prazo de entrega do mundo" para clientes nacionais e internacionais. Até o final da década de 2020, pretende colocar 20 foguetes em órbita anualmente.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала