- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Japão 'atira' 1 trilhão de yens para competir com setor espacial da China, Índia e Coreia do Norte

© Foto / Twitter/Alexander Gerst Espaçonave cargueira japonesa H-II Transfer Vehicle, fotografada da EEI pelo astronauta alemão Alexander Gerst
Espaçonave cargueira japonesa H-II Transfer Vehicle, fotografada da EEI pelo astronauta alemão Alexander Gerst - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2023
Nos siga no
Tóquio expressou sua vontade de competir na arena internacional, citando a "concorrência internacional cada vez mais intensa" na área da exploração espacial.
O governo japonês decidiu reservar 1 trilhão de yens (R$ 32,8 bilhões) para o desenvolvimento espacial. O plano foi anunciado dias antes de a Coreia do Norte ter lançado um satélite militar.
O projeto de lei aprovado pelo gabinete do primeiro-ministro Fumio Kishida cria um fundo que a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA, na sigla em inglês) poderá distribuir em forma de subsídios para pesquisa, desenvolvimento e fundos de startup para novas empresas.
O financiamento era necessário para impedir que o Japão ficasse atrás da "concorrência internacional cada vez mais intensa", disse Sanae Takaichi, ministro da Segurança Econômica.
Coreia do Norte lança com sucesso satélite de reconhecimento Malligyong-1 no novo foguete Chollima-1 - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2023
Panorama internacional
Coreia do Norte: o que representa o lançamento do satélite espião Malligyong-1?
Anteriormente, a JAXA se limitava a oferecer consultoria técnica aos recém-chegados ao setor aeroespacial japonês, devido a não ter orçamento para investimentos.
A Coreia do Norte exibiu nesta semana seu novo foguete de lançamento Chollima, após colocar em órbita o satélite de vigilância Malligyong-1.
Enquanto isso, a China também planeja trazer de volta as primeiras amostras de solo do polo sul lunar com a missão Chang'e 6, e a Rússia anunciou sua intenção de enviar uma missão tripulada à Lua na próxima década.
A Índia também lançou a primeira missão de sonda à região polar sul da Lua no início deste ano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала