- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Os EUA 'não pagarão as contas de segurança em nosso lugar', diz premiê da Hungria sobre a Europa

© AFP 2023 / Attila KisbenedekViktor Orbán, primeiro-ministro húngaro, discursa durante sessão parlamentar antes da votação sobre a adesão da Suécia à OTAN e da votação sobre o novo presidente húngaro, no Parlamento em Budapeste, Hungria, 26 de fevereiro de 2024
Viktor Orbán, primeiro-ministro húngaro, discursa durante sessão parlamentar antes da votação sobre a adesão da Suécia à OTAN e da votação sobre o novo presidente húngaro, no Parlamento em Budapeste, Hungria, 26 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2024
Nos siga no
Viktor Orbán recordou as palavras do ex-presidente norte-americano Donald Trump, que se expressou contra o financiamento da "segurança da Europa em vez dos europeus" ainda em 2016.
Os países europeus devem alocar dinheiro para as suas Forças Armadas porque não serão os EUA a pagar as contas de segurança dos europeus, disse o primeiro-ministro da Hungria.
"Devemos observar que chegou uma nova era de armamento na Europa. Os americanos não pagarão as contas de segurança em nosso lugar. Todos os países europeus precisam fazer sua parte, inclusive financeiramente", declarou Viktor Orbán em uma entrevista ao canal húngaro M1, divulgada no domingo (10).
Ele lembrou as palavras de Donald Trump, ex-presidente dos EUA (2017-2021), que disse em 2016 que "não quer financiar a segurança da Europa em vez dos europeus" e que estes deveriam financiar as Forças Armadas e comprar equipamentos por conta própria ou pagar "o preço da segurança aos americanos".
"Todos os países europeus deveriam ter seu próprio Exército e equipamentos, e deveríamos ser capazes de defender nosso próprio país ou contribuir para a capacidade militar geral da aliança", disse Orbán.
O primeiro-ministro sueco Ulf Kristersson e seu homólogo e anfitrião húngaro, Viktor Orban, dão uma conferência de imprensa conjunta no gabinete do primeiro-ministro húngaro no mosteiro Carmelita em Budapeste, Hungria, em 23 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2024
Panorama internacional
Hungria permitirá entrada da Suécia na OTAN, diz Orbán após acordar compra de novos caças
Ele reconheceu que é um "grande fardo", e que a própria Hungria está tendo dificuldades em conseguir dinheiro para modernizar seu Exército, mas que, com a eclosão do conflito na Ucrânia, ficou claro que já "passou o tempo" em que os governos podiam destinar pequenas quantias do orçamento para a defesa.
Anteriormente, o premiê húngaro disse que Budapeste precisa aumentar a capacidade militar do país agora. Segundo ele, somente um Exército nacional forte pode garantir a segurança do país, e a Hungria vai se empenhar seriamente nessa tarefa durante a próxima década, já que os países europeus não podem depender apenas dos EUA para a defesa.
É esperado que Trump seja declarado o candidato republicano na eleição presidencial dos EUA de novembro de 2024, onde deverá enfrentar o atual mandatário democrata Joe Biden. A expectativa é que uma vitória de Trump o leve a exigir mais autossuficiência militar por parte dos países europeus.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала