- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Hungria permitirá entrada da Suécia na OTAN, diz Orbán após acordar compra de novos caças

© AFP 2023 / Attila KisbenedekO primeiro-ministro sueco Ulf Kristersson e seu homólogo e anfitrião húngaro, Viktor Orban, dão uma conferência de imprensa conjunta no gabinete do primeiro-ministro húngaro no mosteiro Carmelita em Budapeste, Hungria, em 23 de fevereiro de 2024
O primeiro-ministro sueco Ulf Kristersson e seu homólogo e anfitrião húngaro, Viktor Orban, dão uma conferência de imprensa conjunta no gabinete do primeiro-ministro húngaro no mosteiro Carmelita em Budapeste, Hungria, em 23 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2024
Nos siga no
Em declarações conjuntas nesta sexta-feira (23), foi divulgado que a sueca Saab fornecerá quatro aeronaves adicionais a Budapeste e que a Suécia também vai prover apoio e logística à Força Aérea húngara até 2036.
O primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán disse que tomará as "decisões necessárias" para ratificar a adesão da Suécia à OTAN na segunda-feira (26). De acordo com a Bloomberg, a declaração foi concedida em uma conferência de imprensa hoje (23) com o seu homólogo sueco Ulf Kristersson, em Budapeste.
Foi acordado entre os líderes uma negociação sobre caças que expandirá a frota húngara de caças Gripen fabricados na Suécia de 14 para 18, e "também ajudará a reconstruir os laços entre os dois países", segundo Orbán.
O contrato de arrendamento de 14 Gripen da Hungria expirará no início de 2026, e a propriedade será então transferida para Budapeste, de acordo com um comunicado do governo sueco, citado pela mídia.
A mídia analisa que o acordo de hoje (23) marcou a segunda vez que as discussões sobre caças a jato provaram ser uma peça necessária do quebra-cabeça da OTAN para a Suécia. Quando a Turquia assinou a adesão do país nórdico em janeiro, abriu o caminho para compra turca de aviões de guerra F-16 dos Estados Unidos.
O presidente dos EUA, Joe Biden (C/R), e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ladeados por suas respectivas delegações, observam durante uma reunião bilateral à margem da cúpula da OTAN no centro de congressos Ifema, em Madri, em 29 de junho, 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2024
Panorama internacional
Com ratificação da Turquia à Suécia na OTAN, Biden insta Congresso para venda dos F-16 'sem demora'
Anteriormente, Orbán atribuiu aos atrasos no processo de ratificação a falta de confiança na sequência das críticas suecas sobre a erosão da democracia na Hungria.
A votação de segunda-feira (26) no parlamento húngaro é a aprovação final necessária para a entrada de Estocolmo na aliança militar, o que ajudará a OTAN a defender o seu flanco oriental após a admissão da Finlândia em abril passado.
A Rússia já se posicionou sobre a entrada de Estados que fazem fronteira com o país e seu ingresso na OTAN, afirmando que está a postos com diferentes tipos de sistemas e armas para proteger suas fronteiras.
Sistema de mísseis de defesa costeira Bal - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2024
Panorama internacional
Como a Rússia defende suas fronteiras com a Finlândia, novo membro da OTAN?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала