- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Hungria não é o 51º estado': Budapeste dispara contra os EUA sobre adesão da Suécia à OTAN

© Sputnik / Stringer / Acessar o banco de imagensO ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, discursa em um painel no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, em 15 de junho de 2023
O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, discursa em um painel no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, em 15 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Nos siga no
A Hungria é uma nação soberana e não se importa com as instruções dos EUA sobre como proceder com a ratificação da candidatura de adesão da Suécia à OTAN, disse o ministro das Relações Exteriores húngaro, Peter Szijjarto, à Sputnik.
Na quarta-feira (7), o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, alertou que a "paciência" dos EUA não pode ser ilimitada no que diz respeito ao avanço da adesão da Suécia à Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN).
"Em primeiro lugar, quero deixar claro que todos têm de compreender que a Hungria é um país soberano. E não é apenas que todos têm de compreender, mas todos têm de respeitar. Independentemente de se tratar de uma superpotência do Oriente ou de uma superpotência do Ocidente ou de qualquer outro país, eles têm que respeitar que a Hungria é um país e o parlamento húngaro é uma entidade soberana. E nunca estaremos prontos para agir de acordo com instruções vindas de qualquer parte do mundo. Nunca, jamais", disse Szijjarto.
Tais declarações são "absolutamente desnecessárias e demonstram absolutamente desrespeito para com a Hungria", sublinhou o ministro.
"Nunca criticamos as decisões dos Estados Unidos. Nunca criticamos as decisões de seu Congresso. Nunca interferimos no que eles colocam ou não na agenda. E essa é a nossa expectativa, em relação aos outros também. Então nós não nos importamos em ser honestos com esse tipo de instrução. Porque não somos o 51º estado [norte-americano], mas um país muito soberano", acrescentou.
O presidente dos EUA, Joe Biden (C/R), e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ladeados por suas respectivas delegações, observam durante uma reunião bilateral à margem da cúpula da OTAN no centro de congressos Ifema, em Madri, em 29 de junho, 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2024
Panorama internacional
Com ratificação da Turquia à Suécia na OTAN, Biden insta Congresso para venda dos F-16 'sem demora'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала