- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Parlamento da Hungria não aprova entrada da Suécia na OTAN

© AP Photo / Denes ErdosAssembleia Nacional da Hungria durante ratificação da adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em 5 de fevereiro de 2024
Assembleia Nacional da Hungria durante ratificação da adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em 5 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2024
Nos siga no
Em audiência realizada nesta segunda-feira (5), a Assembleia Nacional da Hungria, Casa legislativa unicameral do país, não conseguiu ratificar a entrada da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) devido à ausência de quórum mínimo para uma sessão extraordinária.
Os partidos governistas, Fidesz, que possui 116 das 199 cadeiras do Parlamento, e o Partido Popular Democrata-Cristão (KDNP, na sigla em húngaro), não compareceram à votação. Como gesto simbólico, 16 embaixadores, incluindo David Pressman, embaixador norte-americano em Budapeste, estavam presentes para ver a ratificação.
Mate Kocsis, líder do Fidesz na Assembleia, afirmou que o corpo legislativo pode voltar à matéria durante uma sessão ordinária. Kocsis exigiu também que o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, primeiro visite Budapeste e se reúna com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.
Zoltan Kovacs, porta-voz internacional de Orbán, ecoou as afirmações de Kocsis em sua conta no X, dizendo que "o compromisso do governo sueco com a adesão à OTAN deveria motivar uma visita à Hungria, de maneira semelhante à sua abordagem com a Turquia".
"A ratificação depende da importância dada pela Suécia a esta adesão e da sua vontade de se envolver em discussões diretas em Budapeste."
Presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan, aperta as mãos do primeiro-ministro sueco, Ulf Kirstersson, sob os olhares do secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, em 10 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2024
Panorama internacional
Turquia vai se arrepender de aprovar entrada da Suécia na OTAN, afirma político
Hungria e Turquia eram as únicas nações que ainda não haviam aprovado a entrada do país nórdico na aliança militar. No entanto, no último mês, a Grande Assembleia Nacional da Turquia ratificou a entrada da Suécia na OTAN, com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, sancionando a matéria poucos dias depois.
Em troca, a Suécia deve facilitar a entrada da Turquia na União Europeia, e os Estados Unidos retomaram a venda de F-16 ao país, que estava engavetada havia três anos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала