- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reino Unido começa a usar fuzis antidrone equipados com inteligência artificial, diz mídia

CC BY 2.0 / Flickr / Andrew Magill / Escopo de fuzil (imagem de arquivo)
Escopo de fuzil (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2024
Nos siga no
As armas foram criadas para atacar drones mesmo em movimento, e pretendem "revolucionar a neutralização de sistemas não tripulados".
O Exército do Reino Unido começou a aplicar uma tecnologia militar que utiliza inteligência artificial (IA) para derrubar drones hostis, informou na sexta-feira (8) o portal The Defense Post.
Em junho de 2023, a Defesa do Reino Unido encomendou centenas de miras inteligentes para armas SmartShooter SMASH por 4,6 milhões de libras britânicas (R$ 29,46 milhões).
A tecnologia usa um software de processamento de imagens habilitado para a IA para reconhecer um alvo, rastrear e prever seus movimentos e fixá-lo, mesmo quando em movimento. A arma usa a filosofia de "um tiro, um acerto".
Inicialmente, ela será montada no fuzil de assalto SA80 A3, que só poderá disparar quando estiver alinhado para acertar. Como diz o portal, a arma deverá "revolucionar a neutralização de sistemas não tripulados".
Operador de complexo robótico de remoção de minas do destacamento consolidado do Centro de Ação contra Minas das Forças Armadas Russas trabalha na desminagem de um canteiro de obras durante a operação militar da Rússia na Ucrânia, em Mariupol, República Popular de Donetsk (RPD) - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2024
Panorama internacional
'Novas armas, velhos hábitos': o papel da tecnologia na arte da guerra no século XXI
Segundo o Ministério da Defesa do Reino Unido, o SMASH proporcionará aos soldados em terra uma "alta taxa de probabilidade" de abater alvos.
Os paraquedistas da 16ª Brigada de Assalto Aéreo, em Colchester, Inglaterra, foram os primeiros a receber os SmartShooter SMASH. Eles agora estão passando por um treinamento sobre como usar o sistema de forma eficaz. O suboficial Joe Cooke, que lidera o treinamento da brigada, diz que a única forma de atingir um drone era atirar nele.
"Eles são alvos pequenos e móveis que são muito difíceis de atingir", explicou ele, e acrescentou que o SMASH permitirá até mesmo aos paramédicos e sinalizadores disparar contra drones inimigos "com uma precisão nunca antes alcançada".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала