- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

AUKUS aposta na IA para reforçar 'capacidades de guerra antissubmarina' no Indo-Pacífico

© AFP 2023 / Josh EdelsonDa esquerda à direita, Richard Marles, vice-premiê e ministro da Defesa da Austrália; Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA; e Grant Shapps, secretário de Defesa do Reino Unido, durante entrevista coletiva na Reunião Ministerial de Defesa do grupo AUKUS em Mountain View, Califórnia, EUA, 1º de dezembro
Da esquerda à direita, Richard Marles, vice-premiê e ministro da Defesa da Austrália; Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA; e Grant Shapps, secretário de Defesa do Reino Unido, durante entrevista coletiva na Reunião Ministerial de Defesa do grupo AUKUS em Mountain View, Califórnia, EUA, 1º de dezembro - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2023
Nos siga no
O pacto trilateral planeja integrar a inteligência artificial e a compartilhar entre seus Estados-membros para aumentar a sinergia e detectar submarinos mais facilmente na região.
Os responsáveis da defesa da Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, que compõem o pacto militar AUKUS, declararam na sexta-feira (1º) que a inteligência artificial (IA) avançada será usada para detectar e identificar submarinos na região do Indo-Pacífico, informou o Departamento de Defesa dos EUA.
De acordo com as autoridades militares, algoritmos avançados comuns de IA serão implementados em vários equipamentos, incluindo o avião de patrulha marítima P-8A, com o objetivo de processar informações enviadas por equipamentos de cada membro do AUKUS.
Além disso, os altos responsáveis notaram em uma declaração que se seguiu à reunião na sede da Unidade de Inovação da Defesa na Califórnia, EUA, que os membros do grupo estão usando algoritmos de IA e de aprendizado de máquina para aumentar a "proteção da força, a precisão do alvo, e a inteligência", além da "vigilância e o reconhecimento".
Ilustração do futuro submarino porta-mísseis da classe Columbia - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Panorama internacional
China emite 'alerta nuclear' sobre pacto AUKUS que pode provocar nova corrida armamentista
Eles também revelaram que planejam integrar essas tecnologias em seus programas nacionais até 2024 para garantir sua rápida adoção em "domínios terrestres e marítimos".
"Esses avanços conjuntos permitirão a análise oportuna de grandes volumes de dados, aprimorando nossas capacidades de guerra antissubmarina", resumiram eles.
"Os parceiros da AUKUS continuam comprometidos em aprofundar a colaboração trilateral, melhorando o compartilhamento de informações e tecnologias e integrando nossas bases industriais de defesa para fortalecer ainda mais as capacidades conjuntas e aumentar a resiliência nas três nações", afirmaram.
Lloyd Austin, secretário de Defesa, sublinhou que o AUKUS avança em direção de "inovar com tecnologia de ponta" no setor de defesa em IA, guerra eletrônica e tecnologia quântica.
O AUKUS foi criada em 2021 pelos EUA, Reino Unido e Austrália com o objetivo de aumentar a cooperação entre os três países nas áreas de segurança e defesa no Indo-Pacífico. O grupo, junto com o Quad, é geralmente considerado como sendo dirigido contra a China.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала