- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China emite 'alerta nuclear' sobre pacto AUKUS que pode provocar nova corrida armamentista

© Foto / Domínio público / Marinha dos EUA Ilustração do futuro submarino porta-mísseis da classe Columbia
Ilustração do futuro submarino porta-mísseis da classe Columbia - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Nos siga no
A comunidade internacional deve abordar os "riscos de proliferação" nuclear colocados pelo acordo trilateral AUKUS entre os EUA, o Reino Unido e a Austrália, disse o enviado de Pequim à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Durante o seu discurso perante o conselho de governadores da AIEA na sexta-feira (25), o enviado chinês Li Song argumentou que o acordo AUKUS "vai contra o propósito e os objetivos" do marco do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP).
Li apelou para que se realizem "discussões intergovernamentais" formais sobre o assunto entre os Estados-membros da AIEA, dizendo que eles "têm sabedoria suficiente, paciência e determinação para responder adequadamente aos riscos de proliferação relacionados com o AUKUS".
"Os três países foram mais longe no caminho errado e perigoso para o seu próprio interesse geopolítico, ignorando completamente as preocupações da comunidade internacional", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, no início deste ano, acrescentando que o pacto AUKUS é baseado em uma "mentalidade da Guerra Fria que só motivará uma corrida armamentista, prejudicará o regime internacional de não proliferação nuclear e prejudicará a estabilidade e a paz regionais".
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak (à direita), o presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese (à esquerda), na base naval de Point Loma, em San Diego, EUA, em 13 de março de 2023, em encontro no quadro do AUKUS, um pacto de segurança trilateral entre a Austrália, o Reino Unido e os EUA. - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2023
Panorama internacional
Pacto AUKUS pode enfraquecer a contenção da China, segundo pesquisa do Congresso dos EUA
O AUKUS foi criado em 2021 entre Washington, Canberra e Londres, em parte para facilitar a transferência de tecnologia militar entre os três aliados, com os militares dos EUA se comprometendo a ajudar a Austrália a obter submarinos movidos a energia nuclear.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала