- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China alerta: 'Se os EUA ficarem obcecados em nos restringir, acabarão se prejudicando a si mesmos'

© AP Photo / Alex BrandonPresidentes da China e dos EUA, Xi Jinping (à esquerda) e Joe Biden, durante reunião bilateral à margem da cúpula do G20 na Indonésia, em 14 de novembro de 2022
Presidentes da China e dos EUA, Xi Jinping (à esquerda) e Joe Biden, durante reunião bilateral à margem da cúpula do G20 na Indonésia, em 14 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2024
Nos siga no
A China advertiu o governo dos Estados Unidos por causa do número significativo de restrições comerciais à nação asiática e do impedimento de acesso à tecnologia avançada.
Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, disse que as restrições comerciais dos EUA e os esforços do presidente Joe Biden para bloquear o acesso de Pequim à tecnologia avançada prejudicam a estabilização dos laços entre as duas nações.
"Os EUA têm concebido diversas táticas para conter a China e continuam aumentando a sua lista de sanções unilaterais, atingindo níveis desconcertantes", disse o ministro em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (7), citada pela Bloomberg.

"Se os EUA ficarem obcecados em restringir a China, acabarão por se prejudicar a si próprios", acrescentou Wang.

De acordo com a Bloomberg, os comentários do diplomata sênior ocorrem em um momento em que a administração Biden pressiona seus aliados, incluindo os Países Baixos, Alemanha, Coreia do Sul e Japão, para reforçarem ainda mais as restrições ao acesso da China à tecnologia de semicondutores.
As tensões entre a China e os Estados Unidos começaram a diminuir desde que o presidente chinês, Xi Jinping, se encontrou com Biden na Califórnia em novembro do ano passado, uma reunião que levou à retomada dos laços militares de alto nível e ao lançamento de um grupo de trabalho para conter o fluxo de fentanil nos Estados Unidos.
No entanto, o ministro das Relações Exteriores da China disse que os EUA não cumpriram todas as "promessas" que fizeram durante aquele encontro, sem dar mais detalhes. Em fevereiro, Pequim pediu a Washington que levantasse as sanções e acabasse com o que chamou de assédio a alguns cidadãos chineses que viajam para os Estados Unidos.
A busca do Brasil pela autonomia na produção de semicondutores - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2024
Notícias do Brasil
Brasil pode liderar a produção de semicondutores na América Latina, diz presidente do Ceitec (VÍDEO)
Em fevereiro, os EUA impuseram restrições às exportações de 93 entidades da Rússia, China, Índia, Quirguistão, Coreia do Sul, Turquia e Emirados Árabes Unidos, como parte de um pacote de sanções anti-Rússia.
Pequim respondeu que se opõe veementemente às sanções dos Estados Unidos e do Reino Unido contra empresas chinesas por alegadas ligações com a Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала