- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel aprova construção de 3.426 novas casas em assentamentos na Cisjordânia

© Sputnik / Vladimir AstapkovichBandeira de Israel
Bandeira de Israel - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2024
Nos siga no
Nesta quarta-feira (6), o Comitê Superior de Planejamento da Administração Civil de Israel, órgão que pertence ao Ministério da Defesa, anunciou a construção de 3.426 novas casas israelenses em três assentamentos na Cisjordânia.
Após uma pausa de meses nas aprovações para as moradias, os grandes assentamentos de Efrat e Ma'ale Adumim serão ampliados em 694 e 2.402 novas casas, respectivamente, e 330 casas serão adicionadas ao assentamento menor de Kedar, de acordo com a ministra de Assentamentos, Orit Strock.
Shlomo Ne'eman, presidente de um grupo que representa as autoridades locais nos assentamentos da região, saudou a decisão do comitê.

"Depois de muitos meses de atraso na reunião, e especialmente durante estes tempos difíceis, a continuação da construção na Judeia e em Samaria é a resposta sionista mais apropriada", disse Ne'eman, referindo-se à Cisjordânia pelo seu nome bíblico, segundo o jornal The Times of Israel.

Em 22 de fevereiro, o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, havia sugerido o plano para expansão que foi aprovado nesta quarta-feira (6).
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, participam da reunião semanal de gabinete no Ministério da Defesa em Tel Aviv, em 7 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2024
Panorama internacional
Mesmo sob pressão, Israel anuncia novo assentamento na Cisjordânia: 'Nossa resposta ao mundo'
Smotrich disse em uma postagem feita hoje (6) no X (antigo Twitter) que um recorde de 18.515 casas foi aprovado na Cisjordânia no ano passado desde que o governo assumiu o poder.

"Os inimigos tentam nos prejudicar e enfraquecer, mas continuaremos a construir, e a ser construídos, nesta terra", afirmou Smotrich.

Quando o plano foi anunciado, em fevereiro, a ação suscitou indignação por parte da administração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Após o anúncio, a Casa Branca restaurou uma política dos EUA — alterada pela administração anterior — que considerava os acordos incompatíveis com o direito internacional.
Forças de Defesa de Israel durante ataque a prédio em operação por terra das brigadas armadas. Faixa de Gaza, 14 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2023
Panorama internacional
Relatora da ONU diz que objetivo de Israel é 'empurrar palestinos para o Egito'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала