- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia e China consideram colocar uma instalação nuclear na Lua entre 2033–2035, diz Roscosmos

© SputnikNesta foto divulgada pela Agência Espacial Russa Roscosmos, o foguete transportador Soyuz-2.1b com um satélite meteorológico Meteor-M 2-4 e 18 cubesats russos e estrangeiros é colocado na plataforma de lançamento antes de seu próximo lançamento no cosmódromo Vostochny, na região de Amur. Rússia, 26 de fevereiro de 2024
Nesta foto divulgada pela Agência Espacial Russa Roscosmos, o foguete transportador Soyuz-2.1b com um satélite meteorológico Meteor-M 2-4 e 18 cubesats russos e estrangeiros é colocado na plataforma de lançamento antes de seu próximo lançamento no cosmódromo Vostochny, na região de Amur. Rússia, 26 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 05.03.2024
Nos siga no
Moscou e Pequim planejam levar uma instalação nuclear à Lua entre 2033 e 2035, disse nesta terça-feira (5) Yuri Borisov, chefe da agência espacial russa Roscosmos.
Borisov afirmou que Rússia e China têm trabalhado conjuntamente em um programa lunar e que Moscou foi capaz de contribuir com a sua experiência em "energia espacial nuclear".

"Hoje, junto aos nossos colegas chineses, estamos considerando seriamente um projeto em algum lugar entre 2033 e 2035 para a entrega e instalação de uma unidade de energia nuclear na superfície lunar", disse Borisov durante o Festival Mundial da Juventude na Rússia.

Os painéis solares não seriam capazes de fornecer eletricidade suficiente para abastecer futuros assentamentos lunares, enquanto a energia nuclear poderia, disse ele.

"Este é um desafio muito sério […]; deveria ser feito em modo automático, sem a presença de humanos", afirmou.

Borisov também falou dos planos russos para a construção de uma nave espacial de carga movida a energia nuclear.
Maquete da planejada Estação Orbital da Rússia (ROSS, na sigla em russo) no estande da corporação estatal russa Roscosmos em exposição no Fórum Técnico-Militar Internacional EXÉRCITO-2023, no Centro de Convenções e Exposições Patriot - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2023
Panorama internacional
Putin aprova financiamento para projeto da Estação Orbital da Rússia, diz Roscosmos
O chefe da agência espacial russa disse que todas as questões técnicas relativas ao projeto foram resolvidas, além de encontrar uma solução sobre como resfriar o reator nuclear.

"Estamos de fato trabalhando em um rebocador espacial. Esta enorme estrutura ciclópica que seria capaz, graças a um reator nuclear e a turbinas de alta potência, […] de transportar grandes cargas de uma órbita para outra, coletar detritos espaciais e se envolver em muitas outras aplicações."

Moscou disse que lançará novas missões lunares e depois explorará a possibilidade de uma missão conjunta tripulada Rússia-China e até mesmo de uma base lunar. No mês passado, Pequim comunicou que pretendia colocar o primeiro astronauta chinês na Lua antes de 2030.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала