- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA mantêm sanções contra a Venezuela por mais um ano

© AP Photo / Matias DelacroixBandeira venezuelana hasteada fora da Suprema Corte da Venezuela, em Caracas, em 22 de janeiro de 2021
Bandeira venezuelana hasteada fora da Suprema Corte da Venezuela, em Caracas, em 22 de janeiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 05.03.2024
Nos siga no
A decisão foi anunciada nesta terça-feira (5) pelo presidente dos EUA, Joe Biden, via carta enviada ao Congresso norte-americano.

"A situação na Venezuela continua representando uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional e à política externa dos Estados Unidos. Por essa razão, determinei que é necessário continuar a emergência nacional declarada na Ordem Executiva 13.692 com relação à situação na Venezuela", escreveu.

Real brasileiro e dólar norte-americano - Sputnik Brasil, 1920, 05.03.2024
Panorama internacional
Brasil está 'significativamente exposto' às sanções ocidentais, alerta economista

ONU criticou sanções dos EUA contra Venezuela

No mês passado, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu que as sanções impostas à Venezuela estão impedindo a implementação de planos sociais e agravando a crise humanitária no país.
As medidas, segundo o relator especial da ONU sobre o direito à alimentação, Michael Fakhri, limitam drasticamente a capacidade do governo de financiar programas sociais e fornecer serviços básicos à população.
"As sanções congelaram ativos do governo venezuelano e restringiram seu acesso ao mercado financeiro internacional", afirma Fakhri. "Isso impactou drasticamente sua capacidade de financiar programas de proteção social e fornecer serviços públicos básicos, como saúde, educação e alimentação."

Fome e desnutrição atingem níveis alarmantes na Venezuela

Durante sua missão de duas semanas à Venezuela, Fakhri se reuniu com representantes do governo, do Poder Judiciário, de instituições independentes e de comunidades indígenas, especialistas e atores da sociedade civil.
Supermercado com produtos de Páscoa em Moscou, em março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 04.03.2024
Panorama internacional
Ao visitar Moscou, político norte-americano afirma que sanções dos EUA à Rússia 'fracassaram'
O especialista reconheceu os esforços do governo de Nicolás Maduro para reduzir a dependência do país da receita do petróleo e promover a produção local, mas manifestou sua profunda preocupação com a gravidade da fome e da desnutrição, que atingem uma parcela significativa da população venezuelana.
"A insegurança alimentar, a desnutrição e a deterioração dos meios de subsistência, agravadas pelas sanções, já resultaram em um aumento da pobreza e da emigração em massa", disse Fakhri.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала