- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Venezuela classifica como 'desprezível' senador dos EUA que apoiou 'roubo' de avião

© AP Photo / Matias DelacroixBandeira venezuelana hasteada fora da Suprema Corte da Venezuela, em Caracas, em 22 de janeiro de 2021
Bandeira venezuelana hasteada fora da Suprema Corte da Venezuela, em Caracas, em 22 de janeiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2024
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, classificou como 'desprezível' o senador norte-americano Jim Risch, que apoiou a apreensão do avião da Empresa de Transporte de Cargas do Sul (Emtrasur), subsidiária da estatal Conviasa, pelos governos dos Estados Unidos e da Argentina.
"É desprezível ver este senhor Jim Risch elogiar e justificar um ato de pirataria flagrante perpetrado contra a aeronave da Emtrasur, é um insulto à legalidade internacional e uma mostra adicional da falsidade e brutalidade das elites norte-americanas", declarou na rede social X.
O senador republicano elogiou a cooperação do governo argentino com os EUA para se apropriarem da aeronave e pediu a aplicação de sanções "antiterroristas no hemisfério ocidental".
Gil afirmou que o apoio de Risch ao "roubo" e sua "descarada" cumplicidade com ações ilegais atentam contra a soberania dos países.
"Denunciamos os verdadeiros piratas e predadores, que operam desde as altas esferas do poder dos EUA e seus lacaios, sem se importar com as consequências para a paz e justiça no mundo", comentou.
O avião venezuelano, que estava retido em Buenos Aires desde junho de 2022, chegou à Flórida na segunda-feira (12), de acordo com o Departamento de Justiça dos EUA. Com isso, Caracas prometeu "uma resposta contundente, direta e proporcional a este ataque, utilizando todos os recursos disponíveis" na Constituição e no direito internacional.
Nicolás Maduro fala com apoiadores em Caracas após referendo sobre a reivindicação da Venezuela pelo território de Essequibo. Venezuela, 4 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2024
Panorama internacional
EUA usam eleições como pretexto para se intrometer em questões internas da Venezuela, diz analista

Apreensão autorizada pela Argentina em janeiro

A Justiça argentina ordenou, em 3 de janeiro, a apreensão do avião da Emtrasur, solicitada em outubro de 2022 pelo Tribunal do Distrito de Columbia, nos Estados Unidos.
A aeronave pousou em território argentino em 6 de junho de 2022, onde teria entregado uma carga com peças da empresa alemã Volkswagen. Porém, quando tentou deixar o país, nenhuma empresa forneceu combustível por conta das sanções norte-americanas.
O avião Boeing 747­ 3B3, com 14 tripulantes venezuelanos e cinco iranianos, foi adquirido pela companhia do Irã Mahan Air, sancionada pelos EUA por seus supostos vínculos com atividades terroristas, segundo a Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA) e a Delegação de Associações Israelitas Argentinas (DAIA).
A aeronave então seguiu para o Uruguai em 8 de junho com o objetivo de abastecer e retornar à Venezuela, mas as autoridades uruguaias rejeitaram o pedido de pouso em seu território e o voo teve que voltar para Buenos Aires.
Em outubro do mesmo ano, um tribunal de segunda instância na Argentina autorizou a saída dos tripulantes do avião.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала