- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mídia: Carla Zambelli e hacker Walter Delgatti são indiciados pela PF por invasão do site do CNJ

© Lula Marques / EBCCarla Zambelli durante coletiva no Salão Verde da Câmara dos Deputados. Brasília (DF), 2 de agosto de 2023
Carla Zambelli durante coletiva no Salão Verde da Câmara dos Deputados. Brasília (DF), 2 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.02.2024
Nos siga no
A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta quinta-feira (29), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica, no episódio que envolveu a invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023.
De acordo com o blog da jornalista Andrea Sadi, a investigação encontrou no celular da deputada os documentos falsos inseridos por Delgatti nos sistemas do Judiciário, que argumentou no inquérito que a conduta de Zambelli foi 'incompatível' com o mandato.
Os documentos incluem uma falsa ordem de prisão contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, com sua assinatura. Ainda segundo o blog, no celular da deputada foram encontrados também uma ordem de quebra do sigilo bancário de Moraes, gerada no computador de Delgatti, recibos de bloqueio de bens de Moraes, no valor de R$ 22,9 milhões e R$ 500 mil.
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) participa de uma reunião com o então presidente Jair Bolsonaro e cantores sertanejos no Palácio da Alvorada em Brasília, 17 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.08.2023
Notícias do Brasil
PF faz buscas em endereços de Carla Zambelli e prende 'hacker da Vaza Jato', diz mídia
Delgatti Neto, conhecido por ter invadido e divulgado informações dos telefones de autoridades envolvidas com a operação Lava Jato, dando origem à "Vaza Jato", foi preso em junho do ano passado. À polícia, ele afirmou ter sido contratado pela deputada federal Carla Zambelli para forjar os documentos.
Ele já havia sido preso outras duas vezes: em 2019, durante a Operação Spoofing, que desarticulou uma organização criminosa que praticava crimes cibernéticos, segundo a PF, e em 2020, quando foi acusado de invasão quando estava proibido de usar a Internet.
Em 10 de agosto de 2022, Zambelli levou Delgatti ao Palácio da Alvorada para um encontro o então presidente Jair Bolsonaro. Ainda segundo o hacker, o ex-presidente questionou se ele conseguiria invadir urnas eletrônicas, para testar a lisura dos equipamentos.
O relatório da PF será analisado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se denuncia ou não Carla Zambelli ao Supremo Tribunal Federal.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала