- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

PF faz buscas em endereços de Carla Zambelli e prende 'hacker da Vaza Jato', diz mídia

© AFP 2023 / Evaristo SáA deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) participa de uma reunião com o então presidente Jair Bolsonaro e cantores sertanejos no Palácio da Alvorada em Brasília, 17 de outubro de 2022
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) participa de uma reunião com o então presidente Jair Bolsonaro e cantores sertanejos no Palácio da Alvorada em Brasília, 17 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.08.2023
Nos siga no
Hacker responsável pela "Vaza Jato", Delgatti Neto, diz ter prestado serviços para Zambelli em janeiro para forjar soltura de presos e emitir mandado de prisão contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
De acordo com o G1, a Polícia Federal (PF) prendeu nesta quarta-feira (2) o hacker Walter Delgatti Neto, conhecido por ter invadido e divulgado informações dos telefones de autoridades envolvidas com a operação Lava Jato, dando origem à "Vaza Jato". Posteriormente, Delgatti Neto afirmou ter sido contratado pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para forjar documentos que incluíam um mandado de prisão falso contra Alexandre de Moraes.
A PF também cumpre cinco mandados de busca e apreensão contra Zambelli, três no Distrito Federal e dois em São Paulo, além de um mandado de prisão preventiva contra a deputada.
Na ação, a PF tenta obter mais informações sobre a inserção de alvarás de soltura e mandados de prisão falsos no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões.
"Os crimes apurados ocorreram entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023, quando teriam sido inseridos no sistema do CNJ e, possivelmente, de outros tribunais do Brasil, 11 alvarás de soltura de indivíduos presos por motivos diversos e um mandado de prisão falso em desfavor do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes", diz material da Polícia Federal.
No ofício que pedia a prisão do ministro havia inclusive a frase "faz o L" – um dos slogans da campanha eleitoral mais recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Walter Delgatti Neto já foi preso três vezes, em 2019, durante a Operação Spoofing, que desarticulou uma organização criminosa que praticava crimes cibernéticos, segundo a PF; em 2020, quando o hacker foi acusado de invasão quando estava proibido de usar a Internet; e em junho deste ano, por descumprir medidas judiciais, ocasião em que teria afirmado à PF que cuidava das redes sociais e do site de Zambelli, desrespeitando a condição para a liberdade provisória.
Luiz Inácio Lula da Silva - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2023
Notícias do Brasil
'FMI vai errar todas as projeções sobre PIB do Brasil', diz Lula
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала